Construindo pontes
Um dos itens recomendados para sermos felizes é sermos uma pessoa cordata, que medita sobre o que fala para não atingir ninguém com palavras, nem criar desavenças. É o detalhe que diz: “construir pontes”.
Será que isso é tão fácil como parece. Construir ligações num mundo de pessoas tão dedicadas ao egoísmo e à vida solitária.
Olhando no dicionário, o significado de “desavença” vem a ser “quebra de boas relações”. Como ter boas relações quando a pessoa já chega ao trabalho cheio de amargura e com um escudo à frente, como se de outras pessoas só viessem farpas? Como se relacionar bem com pessoas quando a primeira palavra dirigida a alguém, no lugar de um cumprimento, é tom de voz inamistoso em observações indelicadas?
Tudo isso sem falar em transporte coletivo. Já experimentou perguntar algo ao motorista de um ônibus? Não devo generalizar, mas alguns respondem como se o usuário tivesse obrigação de conhecer o trajeto e a cidade.
Minha cidade é turística e as pessoas que estão aqui a passeio não conhecem nada. Não custa dizer onde fica tal ou tal endereço quando cruzamos com um deles na rua. Afinal, é gente em dúvida e dar informação, educadamente e o mais detalhada possível, não faz mal a ninguém. Basta nos imaginarmos no lugar deles. É tão simples!