Entusiasmo

A exaltação trás benéficos sentimentos quando bem direcionada. Conduzido pelo pensamento da verdade mais profunda o arrebatamento tira o ser do instante letárgico e o lança na chama da dança da vida e o transforma em um agente motivador na sociedade aonde atua.

O poder do entusiasmo é conhecida desde as épocas mais remotas da história do homem, tanto do seu lado construtivo como do destrutivo. Para que haja crescimento real através desta energia é necessário que a consciência esteja pronta e ativada, educada e bem centrada no Poder Verdadeiro de Deus.

Quando o homem está centrado em seu ego ele pouco ou nada pode verdadeiramente e será sempre apenas um instrumento das forças do orgulho e da insensatez. Neste caso é necessário que a comunidade como um todo intervenha no sentido de fazer despertar na criatura o desejo de crescer. Quando este sentimento é um poder contínuo em seu comportamento usual, é necessário que haja um treinamento específico no sentido de despertar o Eu Superior em seu bojo.

No entanto, quando este sentimento está alicerçado na vontade de servir e na compreensão de que somos uma extensão, uns dos outros, cada qual com o seu trabalho e o seu nível de entendimento, tudo é possível utilizando-se a energia manifesta na criatura. O homem torna-se então um móvel que pode direcionar e executar coisas memoráveis para a comunidade em que vive, senão para o mundo inteiro.

Para isso, no entanto, é preciso que se compreenda que o ego só faz nos afastar do real sentido da vida, por que a sua compreensão do universo é limitada e imediata. Como a sua formação é local e estanque, ele tende a se sentir ameaçado sempre que há alguma mudança no ambiente aonde atua.