P.V.C - Porcaria da Velhice Chegando
Estava navegando do Orkut, fuçando nas páginas alheias, vendo fotos de família, quando vi uma priminha jovem, filha de um primo carnal meu, chamando os pais de “velhos que eu amo”.... minha curiosidade gigante me fez correr e clicar na foto dos meus primos, para levar aquele susto de quase cair da cadeira: Eles estavam realmente velhos!! Depois da sessão “pena” e “espanto”, a minha sobrinha que regula a idade com aquela priminha, disse: Tia, eles têm sua idade!
Bem..... eu corri para o espelho, olhei cada detalhe, cada ruga, me perguntando sempre quando foi que eu me transformei “naquilo” e não me dei conta. Numa análise mais profunda, cheguei à conclusão que a minha imagem, dentro da minha cabeça, não é a mesma do espelho, não é a real. Quando penso na minha imagem, lembro daquele rosto dos vinte e poucos, trinta anos. O viço e a beleza existem, ainda acho que posso qualquer coisa. O curioso é que o espelho não consegue modificar essa falsa imagem, mesmo que eu me olhe todo minuto.
Mas.... se eu vejo meus primos envelhecerem, fatalmente eles também me vêem como estou, como sou. E acho que está na hora de eu começar a enxergar essa realidade também. Em conversa com várias pessoas a respeito, descobri que, graças a Deus, não sou a única que tem essa dificuldade. Algumas pessoas confessaram assustar-se muito diante do espelho em algumas ocasiões em que se olhavam meio desavisados, outros contaram histórias engraçadas, como por exemplo, ver a imagem refletida no vidro do ônibus e tentar achar aquela senhora que lhe parecia tão familiar!!
Tenho ainda muito próxima de mim, uma linda senhora de 86 anos que ainda se acha ágil, capaz, consciente, pronta para enfrentar o mundo e resolver qualquer coisa!! Passamos outro dia por um episódio engraçado, quando ela queria comprar uma sandália de saltos altos ou um escarpin e eu tentava convencê-la de que não era uma boa idéia, já que até eu, com metade de sua idade, temia cair ou torcer o pé com um salto daquela altura. Mas ela me disse com muita propriedade: Eu não me troco por você, não sou velha!!
Eu também não sou. Pelo menos é o que o espelho da minha mente me diz todos os dias. Isso nos faz entender algumas coisas que ouvimos sempre, mas nunca entendemos: Porque mulheres mais velhas procuram homens mais novos? Na realidade, para ela, não são mais novos. Têm exatamente a mesma idade no viço, no desejo, na vontade. E o que são algumas banhas e rugas diante disso??
E se é real a história de que idade está na cabeça, não no físico, a minha velhice ainda demora um pouco para se instalar....não fossem as dores aqui e ali.....