HERANÇAS

Heranças

Estou feliz com minhas heranças genéticas. Sendo meus pais de baixa estatura também sou baixinha. Media um metro e quarenta e seis, hoje meço menos, pois com a idade diminuímos o tamanho vertical, na horizontal a tendência e aumentar com a idade, e também o peso. Se eu tivesse vocação para modelo ou jogadora de basquete ficaria triste com minha altura, mas como nunca sonhei com isso, minha altura nunca foi problema. Nunca pensei em ser uma pessoa famosa pela estética, por isso sinto feliz com meu tipo físico. Meus pais eram inteligentes, embora não tivessem escrito nenhum livro ou inventado nada para serem famosos. Viveram uma vida simples, porém com muita honestidade criaram doze filhos que trouxeram alegria ao mundo, vivendo com dignidade, trabalho e colaborando para um mundo melhor. Tive sorte de nascer numa boa família.

Herdei de meus pais o gosto por histórias. Eles, embora com pouco estudo, eram bons contadores de histórias. Minha mãe educou os filhos através de historinhas infantis, vidas de santos ou textos bíblicos. Três histórias de que eu mais gostava foram contadas por meu pai: José do Egito, Moisés, salvo das águas e Salomé. Há uma linda Ópera, Salomé, que foi apresentada na sala São Paulo, há poucos anos. Fiquei muito emocionada quando a assisti.

Não sei se fui boa contadora de histórias, porém contei muitas histórias para meus filhos, na escola em que lecionei e na biblioteca onde trabalhei. Trabalhei na sala infantil e uma das atividades apresentadas às criança era: A hora do conto. Eu pedia para as crianças contarem histórias lidas na sala infantil. Cheguei até levar uma criança que contava bem história à Bienal do Livro para participar de um concurso Hora do Conto. Ela não ganhou no concurso, mas ganhou um prêmio por participar. Até hoje gosto de histórias infantis. Há alguns meses levei meu neto à uma Contação de história na Livraria Cortez, quem contou histórias foi um dos freqüentadores da biblioteca na época em que lá trabalhei. Jonas Ribeiro é um escritor e um bom contador de histórias de seus livros. Meu netinho e minha filha gostaram muito. Após o evento, comprei um livrinho para meu neto e ele autografou. O livrinho é para uma criança de dois anos. Jamais pensei que tivesse livrinho de história para essa idade.