Tietagem

Mamãe nos ensinou que ser discreta é chique. Eu e minha irmã sempre fomos discretas, nunca tietamos nenhum ídolo, aliás, nossa vida cultural não foi muito rica no que diz respeito a shows e musicais. Apenas lemos muito, éramos informadas, gostávamos de boa música e só. Mas, como não podia deixar de ser, tínhamos uma paixão: Chico Buarque de Holanda. Eu, particularmente, conhecia todas as suas obras, fossem musicais ou literárias, sabia tudo sobre sua vida, amores, casamento, filhas, viagens, shows. Conhecia as letras das músicas de trás pra frente, acompanhava o lançamento dos discos e todas as entrevistas possíveis. Só nunca o tinha visto pessoalmente, nunca assistira a um show ao vivo.

Um dia, já morando em Salvador, eu e minha irmã soubemos que Chico faria uma apresentação no Parque de Exposições da cidade, o que nos causou grande estranheza, já que lá era costume apresentarem-se grupos de axé, pagode, forró, músicos bem mais populares do que o intelectual Chico. Como além dele haveria outras apresentações, fomos sem muita expectativa.

A preparação psicológica foi incrível. Passei a tarde toda falando para mim mesma: você vai conseguir, não vai gritar, não vai tietar, NÃO VAI TER UM INFARTO!!! E lá fomos nós... eu e minha irmã muito bem arrumadinhas, de salto alto (atentemo-nos para um detalhe: o parque de exposições é um extenso PARQUE), perfumadas e prontinhas para ver o ídolo. Logo que chegamos, visualizamos aquela turba enlouquecida, e não era para ver o Chico!! Logo após teria a apresentação de alguma banda tipo Chiclete com Banana e todos já os esperavam ansiosos.

Eu e minha irmã nos entreolhamos e, sem nada dizer, sabíamos o que fazer. Começamos a atravessar o campo até ficarmos próximas ao palco, não podíamos perder aquela oportunidade! Um amigo que estava conosco ainda nos disse que era arriscado, tinha muita gente, que melhor seria se ficássemos afastadas. Nós preferimos arriscar....

Ao chegarmos próximas ao palco, faltava cerca de 15 min para começar o show. Ficamos ali, meio que silenciosas, aguardando.... por minha cabeça passavam mil coisas. Fiquei imaginando sendo esmagada por toda aquela multidão enlouquecida, quando começasse o show. Tive muito medo, mas a ansiedade de ver Chico de perto superava qualquer trauma.

De repente uma mão saiu pela cortina, afastando um pouco para que um rosto se posicionasse de forma a ver a platéia. Quando eu e minha irmã percebemos de QUEM era aquela mão e aquele rosto, toda a discrição, toda a classe, o que era “chique” foi esquecido! Gritávamos como duas loucas (só nós duas, porque todos olhavam sem entender bem o que acontecia). A partir dali eu saí de mim, e acho que minha irmã também, porque não me lembro de muita coisa, nem dela... parecia a mim que só existíamos eu e o Chico Buarque de Holanda cantando só para mim naquele parque. Gritei, cantei, me descabelei, chorei e senti na pele o que é ser tiete, o que é delirar por um ídolo.

Aquela foi a única vez em que o vi..... e não sei se seria melhor se eu estivesse em um teatro 5 estrelas, daqueles que você fica longe do astro uns bons quilômetros e só consegue enxergar com um binóculo!

Depois daquilo já estive cara a cara com outros ídolos e me comportei de forma discreta, mantive a classe e a calma e não saí babando e revirando os olhos. Até o dia em que apareceu o Twitter!! Foi quando eu descobri que podia falar com o Jô, com o Boninho, Bial, Gentilli, Rafinha Bastos, Falabella... aliás, paguei mico porque na primeira resposta dele a um questionamento meu, chutei o pau da barraca e estampei lá: - Sou sua fã nº 1, te adoro..... e coisa e tal.

É difícil essa relação com celebridades televisivas, difícil você manter a pose e fingir que eles não te tocam e que você não morre de curiosidade e de ansiedade para receber uma resposta a um twitter seu. Eu tenho uma sobrinha que, com certeza, imprimiria e emolduraria uma resposta da Sandy, caso isso fosse possível!!

Bem.... assim vou seguindo, twittando e trabalhando sobre mim para tentar me controlar e não tietar caso receba uma outra resposta inusitada de alguma celebridade por quem eu tenha profunda admiração. E continuo esperando o anúncio de outro show do Chico, já que ele não tem twitter!!!

Sol Sampaio
Enviado por Sol Sampaio em 11/11/2010
Reeditado em 02/05/2017
Código do texto: T2609695
Classificação de conteúdo: seguro