IMPORTÂNCIA DA VIDA COMUNITÁRIA *

Diante da grandiosidade de todas as coisas criadas por Deus, descritas no livro da Gênesis, no capítulo 1, versículos de 1 a 31 e no capítulo 2, versículos de 1 a 3, o homem pode ser comparado a um pequenino grão de areia. Um grão de areia que fala, que anda, que pensa, e que vê. Podemos dizer que o homem é um verdadeiro milagre da obra da criação divina.

Por ser dotado de inteligência e razão, ele possui, além da capacidade de amar, a de fazer opções de sua livre escolha. É fundamental observarmos, que o homem, sob o aspecto teológico é filho de Deus por ter sido criado à sua imagem e semelhança.

Na escala biológica, ele se enquadra como um animal racional. Os outros animais que existem, são considerados como irracionais e até mesmo, formas de vida inferiores, como é o caso dos protozoários. Esses animais não pensam, não falam e possuem apenas instintos; são criaturas de Deus.

Ele nos criou e a tudo o que existe na Terra, no mar e no espaço. As diversas espécies existentes, da mais simples à mais complexa, e os seres brutos formam a harmonia e o equilíbrio do Universo conhecido pelo homem.

Utilizando-se da sua inteligência, o homem inventou ferramentas, utensílios e máquinas, das mais simples às mais sofisticadas, que vieram facilitar a sua vida no planeta.

Pode-se dizer, que o homem é um ser privilegiado por ser dotado da capacidade intelectiva. Através do desenvolvimento dessa capacidade, ele foi muito além: fez experiências, formulou teorias, criou fórmulas matemáticas e químicas, modificou paisagens naturais, encurtou as distâncias com o desenvolvimento dos meios de comunicação, de transporte, etc.

- Voltando um pouco no tempo, verificamos que, desde os primórdios da história da humanidade, o homem percebeu que não era bom, viver isolado do convívio dos seus semelhantes. Provavelmente, observou a natureza e concluiu, que até mesmo os animais considerados como irracionais se agrupam segundo as suas espécies, trabalham, e vivem uma vida em comum.

Por isso, o homem procurou se organizar em pequenas comunidades para melhor se proteger da agressividade natural do meio-ambiente e defender-se de possíveis ataques inimigos. Se estivermos unidos em torno de objetivos comuns, venceremos todas as dificuldades, com a nossa perseverança, com o nosso esforço e com a nossa esperança. Unidos, e fazendo parte de uma sociedade organizada, encontraremos as soluções mais adequadas para os nossos próprios problemas e para os problemas existentes na comunidade.

Isso significa que deixaremos de ser seres individuais (pequeninos grãos de areia) para nos tornarmos uma rocha sólida e resistente (comunidade) no mar agitado da vida, nos oceanos profundos da imensa obra da criação

* Crônica inspirada no poema Grão de areia, de minha autoria, texto código: T255900 publicado no Recanto das Letras em 04/10/2006.