OS "IRRACIONAIS" NOS ENSINAM!
Nascemos frágeis como plantinhas que regadas com amor, carinho, dedicação e ensinamentos, vamos crescendo. Enquanto nossas pernas se firmam ao solo, nossa personalidade se fortalece. As situações da vida vão, aos poucos, nos fornecendo os elementos de crescimento e defesa. Para cada momento vivido, muitas vezes necessitamos de algumas "qualidades" que caracterizam certos animais.
Temos que adquirir a couraça do crocodilo para enfrentarmos os reveses que a vida nos impõe. Precisamos da mansidão das pombas para mantermos a paz de espírito. O orgulho e a intrepidez dos gatos para mantermos a firmeza de nossas convicções. A gratidão e o carinho dos cães para convivermos em harmonia e conservarmos as amizades. A ferocidade da onça para defendermos nossas crias. O ânimo incansável do joão-de-barro para levarmos à frente nossos compromissos de trabalho. A alegria do sabiá, lembrando que "quem canta, seus males espanta". A sabedoria da coruja para enxergarmos a escuridão à nossa volta. A luz dos pirilampos para iluminar nossas almas.
A vida é sábia. Se formos atentos a ela, temos muito que aprender com a natureza. Se conseguirmos aprender uma só qualidade de cada animal, teremos meio caminho andado para a burilação do nosso ser integral. Fácil ou difícil? Depende apenas e simplesmente do esforço e da boa vontade de cada um...