VIDA A DOIS

O tempo passa. Daqui a algumas semanas, completarei 35 anos de casamento, mais 5 anos de namoro e noivado, e lá se foram 40 anos de vida a dois.

Me deu inspiração para escrever sobre isso, porque ontem tivemos amigos para almoçar aqui em casa, e ouvi novamente deles, que eu e meu marido somos um casal que dá gosto de ver.

Sempre que recebo esses comentários, fico a pensar: mas, nada temos demais, somente nos curtimos muito, gostamos imensamente da companhia um do outro.

Temos muita afinidade, isso é verdade, mas também temos gostos diferentes. Claro, mesmo que fossemos clones, teríamos.

Pensando sobre a vida em comum, sempre vejo como ponto fundamental para compartilha-la com prazer e alegria, seja necessário haver alguns ingredientes, mas um para mim é essencial, e não conseguiria seguir em frente se faltasse: o RESPEITO.

A união no casamento, não tem fórmula certa ou receita pronta.

Cada um busca uma coisa e almeja para si, determinada situação.

Enfim a busca é muito particular a cada ser humano.

Mas, penso que há ingredientes, no relacionamento entre cônjuges que não podem faltar, sob pena de tornar a vida desastrosa, se não houver.

E para mim, o primeiro é o RESPEITO.

Não, não coloco o amor em primeiro, pois ele é essencial, não esta em primeiro ou segundo lugar.

Agora, se em um casamento faltar o respeito, ai então a meu ver, já não haverá união, somente alguém vivendo com outro alguém.

Mas, nunca dividindo a vida, as experiências boas e ruins.

Por isso penso que, viver bem a dois, não exija nada de extraordinário.

Claro que primeiro temos que ter encontrado e reconhecido, em nosso parceiro (a), uma alma com afinidade e sintonia, com a nossa.

Encontrando essa pessoa, isso é somente meio caminho andado, pois a outra metade para o relacionamento realmente valer a pena, vai depender da maneira de como vamos agir.

Não concebo uma vida a dois, saudavel e gostosa, e com isso não estou me referindo a vida PERFEITA. (pois, por ora não somos dotados de perfeição)

Sem uma parceria leal, amiga, querida, rica em compartilhar o dia a dia, tirando de tudo satisfação por se estar junto. E pra que isso ocorra o respeito é fundamental.

Claro que tem outros ingredientes importantes, como a compreensão, generosidade, bondade, amizade, carinho, ternura, admiração, etc......

E volto a repetir, receita ou fórmula, sobre como deu certo. Ou pode dar certo, não acredito que exista.

Mas, exemplos bons em nossa vida, que nos levam a querer reproduzir modelos que deram certo, isso acho que existe sim.

Eu por exemplo, sempre admirei o exemplo de meus avós maternos, que viveram juntos 65 anos de casados.

E sempre se amaram com ternura. E um grande RESPEITO, alinhavou toda essa vida a dois.

Olho, para os meus filhos, ambos casados, já a um bom tempo, e vejo claramente, que eles buscaram construir um lar semelhante (nunca igual) ao que tiveram em nossa casa.

Isso me deixa feliz, pois sei que conseguimos ser para eles um ponto de referência boa.

Hoje, olho para trás e vejo, esses 40 anos bem vividos, e com tantas e tantas historias boas, que fomos construindo ao longo dessa caminhada.

E digo tem valido muiiiiiiiiiiiito a pena, e como tem !

Lenapena
Enviado por Lenapena em 08/11/2010
Reeditado em 08/11/2010
Código do texto: T2603800