O ENEM FAZ BEM??????

O que era para ser um facilitador tem se mostrado constrangedor.

Enem 2009, roubo das provas e a apresentação de gabaritos errados...

Enem 2010, gabaritos invertidos....

O que poderemos esperar para 2011? Provas com perguntas sem respostas como esta acontecendo neste exato momento? Sim, porque até agora ninguém foi capaz de responder de forma certa ou pelo menos plausível qual será a ação do INEP diante da cavorteiragem dos instrutores das provas.

No momento do exame, dentro de sala , quando alguém anunciou que a numeração das questões estava diferente da numeração do cartão de respostas, fez-se um longo silêncio. Ninguém sabia o que dizer, e como neste momento os incompetentes sempre tomam a dianteira, o resultado foi um balaio de gatos balançado por uma dançarina de axé. O remendo realçou o rasgo.

Primeiro mandaram marcar o cartão resposta conforme a numeração impressa no caderno de prova. Alguém reclamou. Dez minutos de silêncio. Outra ordem, agora inversa. Todos deveriam marcar o cartão resposta de acordo com a determinação do mesmo. Outros reclamaram. Mais meia hora de angustia, para que finalmente entrasse na sala uma loura de cabelos esticados e óculos escuros – de onde saiu? Pensei. Ela veio com aquele ar típico de quem, para se fazer acreditar, precisa ser má educada e vaticinou o absurdo: “Acabei de falar com o INEP e ele falou que cada um pode marcar o cartão resposta como quiser, depois o Ministério da Educação vai resolver como fazer. O importante é que ninguém sairá prejudicado.”

Que maluca, o INEP agora era pessoa em carne e osso que até falava por telefone e ainda deixava a bucha para o Ministério da Educação – que aliás também virou gente. O mais interessante era completa liberdade...Vamos deixar como está pra ver como é que fica. A situação era tão irreal que juro ter visto o Visconde de Sabugosa sentado a duas cadeiras da minha, e Emilia esconder um celular na canastra. Enfim, mergulhei neste país imaginário chamado Brasil, onde o faz-de-conta é a tônica, onde só se fala sério quando o assunto é festa.

Isto é ruim? Nem é bom nem é ruim, é apenas o Brasil onde na bandeira está escrito ordem e progresso, mas que inventou o jeitinho. E assim vamos nós aos trancos e barrancos construindo um país, inventando uma nação e fazendo do Enem o maior vestibular do mundo. E como diria tia Anastácia : “ Entrou por uma porta e saiu por outra e quem quiser que conte outra.”

NEW ABELARDO...