A modéstia

A modéstia é certamente a melhor forma de conseguirmos na vida um resultado melhor do que aquele que temos no momento. Nada tem tanta força e tanta penetração no coração dos homens do que ela. Nada é tão versátil e tão poderoso na relação entre as pessoas, por isso Jesus dizia que os últimos serão os primeiros. Aquele que impõe pode até ter a primazia pelo medo, mas jamais pelo respeito. O homem modesto, quando tem o poder, em sua modéstia consegue a admiração e a boa vontade de todos, quando não tem o poder faz com que todos o olhem com admiração de respeito.

A modéstia, muito além de ser uma ausência de vaidade é a submissão do ser à vontade maior do Divino, uma certeza de que somos instrumentos do Poder de Deus e não donos do poder que manifestamos em determinado momento. É mais do que um ato isolado, um esforço contínuo em busca da perfeição, um compromisso firme com o universo de sabermos de onde vem a energia que nos mantém e a dimensão de nossa consciência no contato com as pessoas que nos rodeiam.

A modéstia tem um componente de silêncio e de entrega. O homem modesto sabe que muito mais importante do que falar é ouvir. Muito mais importante do que ordenar é obedecer muito mais importante do que ser servido, é servir.

O homem que agir desta forma terá sempre o auxílio de todos e quando precisar sempre estará cercado de boa vontade e amor