Será que ela é uma centopéia ?

Estava guardando umas roupas que trouxe da última viagem, e fiquei tentando achar espaço no armário que esta repleto, e pensei: porque compro mais roupa se não uso nem as que tenho?

Cada viagem que faço prometo a mim mesma, que não vou comprar, mas mesmo sem ser uma grande consumista, sucumbo ao apelo, e compro.

Olhando os armários do closet, lembrei-me de meu avô Totó que dizia: "nada que se compra é caro, se tiver utilidade, mas se não for usado, tudo passa a ser caríssimo"

Outro dia encontrei uma amiga na aula de alongamento. Ela me contou que tem mais de 70 pares de sapatos, sem contar ressaltava ela, os pares de tênis, que beiravam a mais de uma dúzia.

Ai fiquei o resto da aula imaginando se ela era uma centopéia em suas horas de folga.

Pior é quando teimamos em deixar guardado um casaco de couro que há mais de anos não vestimos, ou outra roupa qualquer, que até mofou por não usarmos.

Quem não conhece alguém, que não tira nada do seu armário, só coloca mais.

Hoje muito se fala sobre meio ambiente, sustentabilidade, ecologia, biodiversidade, são palavras que estão na ordem do dia.

Mas importante atentarmos que mesmo a reciclagem envolve custo, então o ideal é fazermos uso dos três famosos R.

Preferindo sempre os dois primeiros, que não envolvem custo nenhum.

- Reduzir

- Reaproveitar

- Reciclar

Em minha infância, tinha um par de conga (os mais jovens nem vão saber o que é ) para ir a escola.

Uma par de sapatinhos de verniz para usar na missa dominical, e nos aniversários e festas da família e nada mais.

Hoje olho meu armário de sapatos, que nem de longe chega a 70 pares. Mas reconheço que tenho muito mais que preciso.

E me pergunto muito pra que ?

Com isso estou me onerando, pois compro, gasto e alguns nem uso.

Ainda onero o planeta, consumindo o desnecessário.

Quem sabe escrevendo e lendo, não reforço minha vontade de cada vez consumir menos, chegando no minimo necessário para viver.

Que assim seja !

Lenapena
Enviado por Lenapena em 07/11/2010
Reeditado em 07/11/2010
Código do texto: T2601266