INDECISÃO.
Chagaspires
Há cerca de um mês ou mais, vem acontecendo um evento estranho em frente ao nosso prédio.
Garotos da periferia empurrando pequenas carroças munidas de equipamentos sonoros e expondo a venda CDs e DVDs piratas, tem vindo entre as 12 e 14horas, fazer sua cesta, na calçada em frente.
Cerca de sete a oito carroças com seus respectivos donos, tornam o ambiente mais colorido, pois as carroças também são guarnecidas com guarda sol de cores diversas.
Enquanto uns dormitam em baixo da grande mangueira, outros ouvem rap e em diversas ocasiões batem uma bolinha aproveitando ser a rua pouco movimentada pelo tráfego.
Os palavrões são constantes e às vezes discutem por qualquer besteira.
Além de estarem tirando o sossego dos moradores, estão praticando o crime de descaminho, sem falar que são menores de idade e talvez viciados em drogas.
Fica difícil para os moradores tomarem qualquer atitude, pois é sabido por todos que na maioria das vezes esses garotos trabalham, mesmo sem saber, para o crime organizado, e hoje o medo a esse poder paralelo nos deixa de pés e mãos atados.
O problema é mais social do que de segurança, pois a diferença per capita da distribuição de rendas no país é gritante.
Ou melhor, todos os serviços que são de obrigação do Estado vão de mal a pior.
O cidadão brasileiro carece de habitação, segurança, emprego, saúde, etc. o que nos torna realmente em país de terceiro mundo e como todos sabem o maior em cobrança de impostos.
O auxílio do governo através das bolsas e de outras ajudas como o pro - jovem, só tem prejudicado a população carente, pois, em vez de ofertar emprego está acostumando o povo pobre a não trabalhar.
Os nossos jovens não contam com heróis nacionais dos quais possam tirar exemplos, então se apegam aos chefes do tráfico que além de zombarem dos órgãos de segurança, alcançam altos níveis de riqueza, fazendo com que eles (jovens), queiram seguir essa subida, rápida e promissora carreira. Além do consumo desenfreado de drogas.
O que talvez se possa fazer é ligar para o disque denuncia, mesmo assim ficamos temerosos, pois sabemos da corrupção que envolve os órgãos do Estado e o anonimato prometido tornasse perigoso.
Esse impasse de decisões nos torna vulneráveis, não sabendo que caminho tomar para solucionar o pequeno problema ora apresentado.