A FIFA E OS MELHORES DO MUNDO
Estou analisando a lista dos candidatos a melhor jogador do mundo e como todos devem ter notado não há nenhum meio campista ou atacante brasileiros.
É muito triste observar esta lista, pois, logo o Brasil que revelou os melhores jogadores destas posições agora, esta totalmente de fora. (Nem o Felipe Melo está dando o ar de sua graça, apesar de ter sido o melhor jogador da Holanda naquele fatídico jogo Brasil e Holanda).
Nesta lista encontram-se três jogadores brasileiros, um goleiro (que também se destacou naquele jogo já citado) e dois laterais.
Seria uma mudança nas características de nossos jogadores?
Bons atacantes e meio-campistas estão em falta no nosso mercado.
Não, com certeza, não.
A maior causa de termos somente defensores nesta lista é reflexo da era “Dunga” na nossa seleção, que, ao invés de prestigiar os nossos craques, prestigiou somente jogadores com características defensivas e futebol medíocre tal e qual o apresentado pelo nosso ex-(graças a Deus) técnico.
Entretanto, nossos dois laterais (que estão merecidamente nesta lista, pois são os melhores do mundo nesta posição), têm como principal característica a ofensividade (o Dunga deve estar morrendo de raiva, afinal cadê os craques Josué, Felipe Melo, Julio Baptista, etc.).
A lista da FIFA mostrou o quanto esta entidade é européia e bairrista, afinal, é uma injustiça figurar entre os melhores do mundo somente jogadores que jogam neste continente.
No Brasil temos jogadores que não ficam devendo nada a jogadores que atuam na Europa.
Paulo Henrique Ganso e Neymar foram os jogadores mais injustiçados neste ano, afinal, não foram convocados para a Copa do Mundo (ambos mereciam tal convocação) tampouco foram indicados para a vaga de melhor jogador do mundo.
Será que é porque eles não apresentaram um futebol como os jogadores, Iniesta, Robben, Xavi, Eto’o,Sneider, entre outros?
Ou por que não jogam em times de grande expressão mundial como Barcelona, Internazionale, Real Madri, Bayer?
Será que times como Santos, Corinthians, São Paulo, Internacional, Boca Juniors, Galaxy, América (do México), etc. não podem ter um jogador a ser considerado melhor do mundo?
Quanto vale o melhor jogador do mundo?
Quanto valeria este jogador se jogasse nestes times, ou em qualquer outro da Ásia, África ou Oceania?
A FIFA, que se intitula entidade internacional e promove esta eleição, deixa explicito que não esta nem aí para times ou jogadores que atuam foram da Europa.
O que ela quer destes países é dinheiro, muito dinheiro como o arrecadado na Copa da África e será arrecadado na Copa do Brasil, só isso.
Por isso, que todos os anos perdemos nossos grandes jogadores, afinal, quem não quer ser o melhor do mundo?