Democracia seu aprimoramento depende de cada cidadão.


     As vezes algumas pessoas dizem, porque precisamos de governos? Quais são os papeis que eles exercem a não ser nos roubar legalmente ou ilegalmente? 

     É difícil querer convencer a importância desta instituição (governo), quando somos tripudiados por corrupção, por pessoas que vivem toda sua vida fazendo política, disputando eleições e não conseguirmos ver os resultados de maneira clara é transparente. 

     Porem é fundamental entender um pouco sobre política, para aí sim, começar a ampliar, discutir e exigir nossos direitos. Precisamos abrir a mente para o verdadeiro sentido do que é democracia. 

     Democracia é um sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição eqüitativa do poder. Esta é uma definição. 

     Por mais que julgamos ou questionamos determinados governos ou políticos que se elegem, a decisão é do povo e deve ser respeitada pela sociedade de um modo geral. Democracia também pode ser definida como garantia a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários. 

     Estes dois conceitos se aglutinam, isto é, ao mesmo tempo em que tenho de aceitar uma decisão soberana do povo por determinados políticos, tenho o direito de protestar e questionar. A democracia dá o direito de voz, mesmo que tenha também o dever de admitir uma decisão soberana. 

     A democracia de certa forma obriga os governantes e políticos a exercerem suas atividades com regularidade e responsabilidade, pois, sabe que num período determinado deverão prestar contas para sociedade e será ela que aprovará e dará continuidade ou não destas pessoas na política. 

     Mesmo que muitas vezes decepcionamos com os políticos, ainda assim, devemos ter em mente que a democracia é o melhor regime para um país, pois ela nos possibilita a cada período continuar ou mudar nossos governantes, e também nos garante a liberdade de expressão. Outro dado importante é que num regime democrático temos dois poderes eleitos pelo povo. Um aquele que executa e gerencia o país, outro aquele que fiscaliza e colabora na administração do executivo discutindo políticas publicas e fazendo leis. 

     É importante também dizer que na democracia cada vez se procura criar regras visando o controle e o abuso tanto do poder econômico, quanto daqueles que estão no governo que venha interferir na escolha soberana do povo. 

     Pois bem, se precisa a sociedade de um modo geral conscientizar e interessar cada vez mais por política para que o regime democrático possa ser aprimorado e ampliado. A critica pela critica tão somente não basta. Protestar e não contribuir para a melhoria deste regime também é inócuo. 

     Temos dois candidatos que estão procurando conquistar a simpatia dos eleitores. Cada um deles representa um grupo político. Na verdade, embora sejam grupos diferentes, seus programas políticos são iguais. Embora, são grupos que teoricamente de ideologias antagônicas, temos observado que se assemelham na forma de fazer política tanto nos programas  quanto nos pensamentos ideológicos. Portanto, penso que, o que mais se deve levar em consideração a pensar é a conduta ética dos dois candidatos. Cabe a sociedade como um todo estar suficientemente consciente para que possa exercer a cidadania e também através do ato de votar contribuir para o aprimoramento da democracia.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 08/10/2006
Reeditado em 08/10/2006
Código do texto: T259581