Melhor etapa de minha vida

ETAPA MAIS SÀBIA DA VIDA

A etapa mais sábia da vida é aquela que achamos que não sabemos nada.

Passamos tantos anos estudando e sempre sentimos que nada sabemos. Lembro-me de um bêbado que morava na minha cidade. Ele foi uma pessoa que havia feito o seminário, e estudou muito. Como ele era uma pessoa que passava o dia bebendo nas vendinhas de minha cidade, repetia muitas vezes as frases:” estudei Latim, Grego e muitas coisas. De tanto saber, não sei mais nada.”Sei que nada sei” é a famosa frase de Sócrates. Toda gente pode dizer que nada sabe uma vez que nós estamos a vida toda aprendendo e temos muito que aprender, assim podemos dizer que nada sabemos como Sócrates. A etapa menos ignorante da vida, não posso dizer a mais sábia, pois quase não sabemos nada, é na terceira idade se somos saudáveis. Muitas vezes essa idade pode não ser a menos ignorante se a pessoa fica com mal de Alzheimer. Na terceira idade, damos mais valor as pequenas coisas que a vida nos oferece porque sabemos viver melhor, uma vez que a escola do mundo já nos ensinou muito, sendo assim a etapa mais sábia de nossa vida. É uma etapa da vida que compeeendemos mais as pessoas, uma vez que nos esforçamos para compreendê-las e assim ficamos menos aborrecidas. É uma etapa da vida que fazemos mais amizades e fazemos questões de conservar as amizades antigas. Lembro-me no meu tempo de criança que qualquer coisinha que alguém me fizesse que eu não agradasse já dizia:” estou de mal” e estendia o dedinho. Acho que essa atitude era muito comum na minha época.Essa atitude era infeliz. Lembro-me de uma noite de Natal, eu tinha oito anos.Eu fui pedir uma amiguinha para ficar de bem comigo e ela recusou. Ainda me lembro de minha tristeza nessa noite. Atualmente acho a noite de Natal muito alegre e comemoro o nascimento de Jesus com meus filhos e dois netinhos. Há muitos fatos que poderia citar para descrever a etapa mais sábia da minha vida, mas cansaria o leitor, assim termino dizendo aos jovens que não precisam de ter medo da velhice que poderá ser uma fase muito boa da vida.