VINCENT
 
Pode ser que a foto não seja lá essas coisas, mas quando recentemente a encontrei, há três anos guardada em meus arquivos, lembrei de Vincent van Gogh...
 
Vincent deu umas crises por aí no mundo. Eu dei também... Eu vivi à beira da sanidade. Lutei pra ser "normal", pois eu não tinha direito de ficar doente. Eu nem tive direito de pedir socorro.
 
Lutar pela sanidade e pela normalidade é uma árdua tarefa. Consegui isso através de fotografias que venho tirando ao longo do último ano, que me levaram a mundos mais bonitos e me resgataram passados que me levantaram.
 
Quando falo em sanidade mental, refiro-se à saúde mental e do espírito. Ter a mente sã é ter também o espírito são, quando entendemos de onde vêm nossas fraquezas. Não deixamos de nos gostar. Acontece que, por influência externa, desconsideramos nossas forças e passamos a depender do mundo que retratamos.
 
É fato que encontramos situações que se impõem à nossa frente esbarrando nas duras cenas diárias, como também, pessoas que ofuscam nossas vidas com pinceladas de maldade – os inimigos. Mas nossos maiores agressores são educados e cínicos pintores. Deslumbram-nos com amizade, segurança, confiabilidade, bom caráter, idoneidade. Desarmamo-nos de nossos (pre) conceitos. Nossos olhos veem apenas o que queremos ver. Não são cruéis, mas arbitrários, pessoas realmente doentes de alguma forma – no espírito. Essas, sim, são as figuras de nossas depressões, quando começamos a enxergar com foco.
 
Os contornos do que sempre fomos se borram; o chão desaparece, porque pisávamos em nuvens e flutuávamos em falsas relações, junto a gente que não aceita reformas, uma vez que se esconde de sua natureza morta, atrás de nós - ou melhor, ao nosso lado...
 
Fui impressionista de minha própria vida. Ainda bem que consegui virar uma "impressionante" “artista”. Por esta razão hoje "fotografo" melhor...
 
Ouçam:
 
http://www.youtube.com/watch?v=4wrNFDxCRzU&feature=related
 
Anos depois...
http://www.youtube.com/watch?v=00shaEWlDzU&feature=related

Leila Marinho Lage
Outubro de 2010
http://www.clubedadonameo.com
Leila Marinho Lage
Enviado por Leila Marinho Lage em 03/11/2010
Reeditado em 07/11/2010
Código do texto: T2594370
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.