Bifurcações do Amor

O amor talvez seja o sentimento mais conhecido, mais falado e mais indecifrável que existe. Muitos poetas já tentaram definí-lo, mas, após ler esses poemas, percebemos que não é preciso entender o amor, basta sentí-lo.

Se você nunca amou, aqui vai um conselho: não tente amar! Quando falo isso, muitas pessoas dizem que sou pessimista, mas apenas sei o quanto é difícil encontrar a pessoa certa. Dizem que para cada pessoa, há apenas uma que é capaz de fazer com que o amor recíproco permanessa nos respectivos corações. Levando-se em consideração que a população do planeta está estimada em bilhões de pessoas, é notória a dificuldade de se encontrar a "gaiola do amor", a pessoa que nunca vai deixar o amor escapar.

Amor platônico é cansativo, enjoativo, rotineiro. Ouve-se tudo da pessoa amada, menos o que faria a vida de alguém mudar. Apenas três palavras, apenas EU TE AMO. Precisamos passar por situações aterrorizantes em nossas vidas para conseguir liberar metade da adrenalina que liberamos ao sentir ressoar essas três palavras, verbalizadas pela boca da pessoa amada.

Iniciantes, em qualquer local, são pessoas sem experiência, leigas, ou mesmo bobas, em um determinado assunto ou área. As vezes, eles são chamados de amadores. Quem perde é um perdedor, quem ama é um amador. Talvez tenha sido daí que surgiu um novo sentido para a palavra, pois as pessoas que amam são tão bobas, crianças, utópicas, iniciantes!

Sim, amar é arriscado, porém, quando se é correspondido, pode-se dizer que não se tem mais medo de morrer, porque temos a sensação de que já provamos tudo o que há de melhor na vida. A verdadeira felicidade é não ser feliz sozinho. Amar é ter vontade de ligar para alguém, mesmo quando não temos nada para falar. É dar um sim, mesmo quando se quer dar um não. Amar é renunciar. É viver por alguém. É dar um thau com um pensamento incessante que diz: fique mais um pouco. É dormir e acordar pensando em alguém. Amar é ver Deus no outro. É abraçar alguem com uma intensidade tão grande, que só a outra pessoa entendo o real valor do ato. Amar é confundir o estômago com uma geladeira. É confundir as mãos com um choveiro. É confundir um cérebro sadio com um cérebro de um louco. Amar é confrontar-se com Cazuza, pois quando estamos perto de quem amamos, o tempo para.

Quem ama, ama! Não precisa perguntar A QUEM ou O QUE! Não necessita de complemento. Amar é um verbo intransitivo, indefinível, indecifrável e inconfundível (para os que realmente amam).