Até o dia de finados era divertido.

Lá na vila onde passei minha infância, havia somente um cemitério, então parentes amigos e conhecidos que diziam adeus para essa vida, tinham destino certo.

No feriado de finados era sagrado por lá, visitar o campo santo.

Os preparativos para essa data de 2 de novembro, começava na vespera, colher as flores em nosso jardim para levar as campas e enfeita-las.

Eu adorava, ir a beira do rio que passava no quintal de casa, apanhar os copos de leite, eles nasciam aos montes e nunca davamos conta de colher nem dez por cento de sua linda florada.

Perto de nossa cozinha havia também um imenso canteiro, meio parecido aos jardins ingleses, onde a mescla de varias especies de flores, o deixavam colorido e belo.

Nele tinha lirio branco, amarelo, margaridas, rosas, cravos, dálias de todas as cores, boca de leão e avencas.

No dia de finados, visitavamos o cemitério, com os braços carregados de maços de flores de todas as cores e cheiros.

E chegando lá, corriamos nos crianças a buscar agua na unica bica disponivel, para encher os vasos e arrumar as lindas flores trazidas.

Para mim não havia tristezas, pois ainda não tinha perdido ninguem ligado ao meu coração.

Então o feriado de finados era um acontecimento divertido e colorido.

Adorava a tarefa de acender as velas, o vento quase sempre teimava em apaga-las, mas eu não desistia e tornava a acender.

Gostava ve-las ali sobre a campa, com suas chamas a dançar ao sabor do vento, as vezes altas e fortes, outras timidas.

A hora destinada as orações, quando os túmulos ja estavam limpos, os vasos repletos de lindas flores, e as velas ardendo.

Eu deixava minhas tias e vó rezando, e aproveitava para passear pelo cemitério, olhava com curiosidade cada campa.

Muitas vezes colocava alguma flor, nos túmulos em que não havia nenhuma, ou acendia uma vela.

Era um pedido de minha bondosa vó Carmela, que não gostava de ver nenhum conhecido sem atenção nesse dia.

Hoje acordei, e antes de sair da cama, essas cenas de tanto tempo atrás, vieram nitidas em minha lembrança.

E pensei... até o finados, lá naquela simploria vila era um dia gostoso de ser vivido.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 02/11/2010
Reeditado em 02/11/2010
Código do texto: T2592230