EU E A POLÍCIA MILITAR.
Chagaspires
Entrei para a Polícia Militar de Pernambuco em 02 de junho de 1969, quase cinco anos após a revolução de 1964.
Alguns meses antes havia me submetido ao concurso para oficial, sem lograr êxito.
Como soldado foi mais fácil e tendo conseguido uma boa colocação, fui convocado.
Iniciei minha educação militar no então CFA, (Centro de Formação e Aperfeiçoamento), que na ocasião era comandado pelo coronel José Maria, figura das mais conhecidas dentro de nossa corporação.
Foi ele formador de várias gerações de oficiais e praças.
Os novos recrutas passaram por um teste de aptidão de trabalho e como tinha algum conhecimento de desenho, fui indicado para servir no ginásio da Polícia Militar, que ficava na Rua Tabira, junto ao Corpo de Bombeiros no bairro da Boa Vista.
Quanto à escola de recrutas prestamos no próprio ginásio.
Quando terminamos a escola, passamos a pronto e fiquei trabalhando na sala de meios.
Após um ano me submeti ao concurso de cabos; passei e voltei ao CFA onde conclui o curso. No ano seguinte tentei o curso de sargentos e passei. Desta feita o curso foi feito no Esquadrão de Cavalaria Dias Cardoso em San Martim.
Voltei ao Ginásio da Polícia como 3º Sargento. Foi então que o ginásio se tornou colégio.
Passado algum tempo fui apresentado na Casa Militar do Governo do Estado onde servi por doze anos a três governadores, Moura Cavalcanti, Marcos Maciel e Roberto Magalhães.
Fui promovido a 2° Sargento e algum tempo depois após fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos fui a primeiro sargento e por não mais querer permanecer na Casa militar, fui transferido para o quartel do Comando Geral, no Derby, e passei a servir no Comando Metropolitano da Capital a convite do então Tenente Coronel Rivo Ribeiro Silva.
Alguns meses após participei de um concurso interno para oficial da Administração e logrei êxito.
Fui para Academia de Polícia Militar do Paudalho onde me formei segundo tenente e pela minha colocação (quarto lugar), pude escolher para onde queria ir e voltei para o Centro de Formação onde de 1989 até novembro de 1996 me engajei ao ensino da Corporação.
Ensinei nos cursos de formação de soldado, cabo, sargentos e CAS, (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos), também ministrando aulas em cursos especiais como o ECA, (Estatuto da Criança e do Adolescente) e alguns outros, ministrados na Fundação Joaquim Nabuco em convênio com a Polícia Militar.
Também ensinei no Curso de Formação de Oficiais no primeiro ano até 1996 mesmo estando na reserva remunerada. Hoje sou Major RR da Polícia Militar, coisa que muito me orgulho.
Gloriosa, Viúva, ou PM eram alguns apelidos com que nossa valorosa Corporação era chamada.
Acreditada, tinha em seus quadros um grande número de pessoas honestas e de integridade a toda prova.
O homem tem enveredado por caminhos tortuosos por isso as organizações estão desacreditadas, e a nossa PM não pode entrar para esse rol.
Uma organização secular que construiu uma imagem singular através dos anos, não pode se deixar abater.
Não deixem a nossa querida e tradicional Polícia militar ser tragada pelo descrédito.
Eia! Avante valorosos soldados continuemos a cantar a nosso brado:
“Do Sertão do Agreste e da Mata,
“Das campinas ridentes em flor”.
“Essa força de filhos se integra,
“Que a servem com fé e amor”...