A resposta mais inteligente já presenciada pela humanidade

Tem certas coisas que me marcam com tanta profundidade que carrego comigo desde os primeiros meses de vida. Podem até não acreditar, mas lembro-me perfeitamente quando comecei a dar os meus primeiros passos. Foi uma coisa que ficou tão marcada em mim que parece que ainda vejo a cena: de um lado meu pai me segurando pelos ombros e do outro lado, a uns dois metros de distância, o meu tio Nequito, de cócoras e de braços abertos me incentivando a vir até ele com um pirulito em uma das mãos. Recordo-me perfeitamente do medo que sentia de me soltar das mãos de meu pai. Apesar de estar a poucos centímetros do chão a impressão que me dava é que eu iria cair de um prédio de 20 andares.

Porém uma coisa que me marcou de maneira bem acentuada foi um momento maravilhoso quando assistia ao filme Paixão de Cristo. Em uma das cenas o ator que não me lembro o nome, interpretava aquela passagem em que os senhores da lei tentaram armar uma casa de caboclo pra cima de Jesus.

Diante dos soldados Romanos eles perguntam a Jesus se ele era contra ou a favor da cobrança de impostos pelos Romanos. Se ele fosse a favor poria por água abaixo todo o seu ensinamento no que se refere à justiça e ao amor pelos mais fracos e oprimidos. Todavia se ele fosse contra, com certeza seria decretado, já naquele momento, a sua prisão por desacato as leis de Cesar.

Porém Jesus sem se abalar um só milímetro pediu a um dos soldados que lhe emprestasse uma moeda e tranquilamente perguntou a todos que ali estavam:

----De quem é o rosto cunhado nessa moeda?

O que prontamente todos responderam:

----Oras, é o rosto de Cesar!

Jesus, friamente, fitou a todos no fundo dos olhos e concluiu:

----Pois então, que se de a Cesar o que é de Cesar.

E sem dizer mais nada retirou se do local deixando todos ali com a maior cara de limão azedo.

Com certeza, na minha humilde opinião, essa foi a resposta mais inteligente já presenciada pela humanidade.