continua o fuá na paulicéia
Uma coisa que me deixa apreensivo em meio ao fuá geral é que nunca astransformações dependeram tão pouco de palavras de ordem,slogans,fórmulas prontas,como agora.
Isso porque até um tempo atrás,quando a informação não tinha a força que tem,e as estratégias totalitárias eram mais evidentes,o caminho a seguir em cada situação era mais fácil de enxergar.Exemplo:todo o investimento em hospitais,zero investimento em medidas preventivas e promoção da saúde.Era benm evidente por onde o governo pensava a saúde.
Hoje,no entanto,se você escuta o discurso do Kaxab(ou do Alckmin,ou de tantos outros)você fica na dúvida.Eles falam em aumentar o acesso das pessoas aos serviços de saúde,melhorar o atendimento,humanização.Parece bom,não?Mas aí se você trabalha na saúde (ou pior:se precisa da saúde pública) o que você vê é uma coisa chamada AMA,onde a populaçãom acredita estar sendpo bem atendida pelo fato de não precisar marcar consulta e "terv médico o tempo todo".Só que na prática são atendimentos de 5 minutos,de onde o freguês sai c/ a receita de analgésico e um encaminhamento para o especialista(que às vezes leva 6 meses p/ chamar).Mas tem médico o tempo todo,não é?Um médico que pea manter a família tem que trabalhar 60 horas na semana,e que nem enxerga(quanto mais escuta)depois do vigésimo cliente que ele atende em seguida?Mas tem sempre médico.Posso dizer pela minha experiência:já trabalhei em AMA(e UBS,PS,etc).E não me lembro de ter visto pessoas comom o prefeito,o governador ou o presidente sendo atendidos lá.
Ou seja,hoje aparece na Globo que tem médico o tempo todo,que se você quiser consulta com o cardiologista é só ir lá e pedir.Um verdadeiro Dia de Princesa do Netinho na saúde.E aí que a capacidade crítica do cidadão tem que ficar mais refinada,mais .sofisticada.
E promover isso é promover a educação formal e também a cultura.Afinal,capacidade crítica se ganha com experiência,mas também com formação,com o hábito de pensar,de ver as coisas por vários ângulos(não só o do mocinho e do bandido),e com boa instrumentalização atrvés da educaçõ formal.
Como cobrar isso dos governantes quando o fuà começar a arrefecer?
Pois é,força na peruca e vamos começar a nosn mexer!Qual a sua opinião?