DILMA A PRIMEIRA MULHER DA REPÚBLICA - A QUINTA DA HISTÓRIA DO BRASIL

E assim começou a História do Brasil!!.....

“ Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra!

Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e

doutras serras mais altas ao sul; e de terra chã, com grandes

Arvoredos: ao monte o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e

à terra – a TERRA DA VERA CRUZ.”

O excerto acima é da carta de Pero Vaz de Caminha.

(*) As primeiras mulheres a regerem o Brasil ainda colônia foram: antes de Dona Maria I, o Brasil colonial foi governado pela rainha regente Catarina da Áustria, no século XVI. Após a independência, Leopoldina foi a primeira mulher a governar, durante a ausência de um monarca adulto, em duas ocasiões: 1822 e 1826. No caso da princesa Isabel, suas decisões também precisavam da aprovação de D. Pedro II. No período republicado, Dilma permanece a única. Assim, tivemos duas mulheres que governaram no período colonial: Dona Catarina da Áustria e Dona Maria I; duas no período imperial: Leopoldina e Isabel; e uma no republicano: Dilma.

Dona Maria Primeiro, Filha primogênita de D. José I. Foi aclamada rainha em Maio de 1777. Por sofrer de doença mental foi afastada dos negócios públicos em princípios de 1792, tendo o príncipe D. João tomado conta do governo em nome de sua mãe até 1799, ano em que passou a governar em seu próprio nome, com o título de Regente.

Nascida em 1734, recebeu logo o título de "Princesa da Beira", passando com a ascensão ao trono do pai, em 1750, a ser chamada "Princesa do Brasil". Casou em 1760 com o seu tio D. Pedro de quem enviuvou.

Foi no período do seu reinado que eclodiu no Brasil o fato denominado de a Inconfidência Mineira, e ela ficou conhecida como o principal carrasco quando exigiu que se fizesse punição violenta aos inconfidentes, inclusive culminando com a condenação e execução macabra do Tiradentes para servir de exemplo, mesmo anistiando os demais da condenação à morte e ordenou a condenação ao exílio de todos eles. Para a nossa história este fato talvez foi o mais marcante quando da sua regência,como rainha de Portugal.Nem a sua vinda para o Brasil na época da transmigração da Família Real para no Rio de Janeiro onde morreu, acabou sendo tão marcante quanto a Conjuração Mineira.

(**)A quarta mulher a reger o Brasil, foi a Princesa Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança, que,tataraneta da Dona Maria primeira, algumas vezes em razão das viagens do seu pai o Imperador Pedro II notadamente bisneto de Dona Maria. Na primeira vez em que assumiu a Regência do Império, sancionou a Lei do Ventre Livre e, na terceira ,assinou a Lei Áurea articulada no parlamento pelo conselheiro João Alfredo como medida inevitável e inadiável para acabar com a imoralidade e absolutismo da escravatura. (li esta carta na exposição dos 500 anos do Brasil e também vi a caneta de ouro com a qual a Princesa assinou a Lei áurea)

(***)A quinta mulher a governar o Brasil, fato inédito da nossa República, é Dilma Vana Rousseff ,filha do engenheiro e poeta búlgaro Pétar Russév (naturalizado brasileiro como Pedro Rousseff).

Uma mulher que na juventude levou uma vida normal no que tange às lutas idealistas para a juventude ávida naquele momento, fatos comuns na história da humanidade em todas as épocas, portanto, não há crime nenhum em ter sido guerrilheira e ativista no seu ímpeto de idealista como anteriormente citado.Vale ressaltar que o maior movimento de liberdade do Brasil mais famoso, é a Inconfidência Mineira e é lá das Minas Gerais que Dilma surgiu para o mundo e para conquistar o Brasil.Os Inconfidentes lutaram contra a Coroa Lusitana e a Dilma lutou contra a Ditadura.(há alguma coincidência histórica nisto com relação às Minas Gerais?) Grandes nomes da história da humanidade já se envolveram em revoluções, armadas ou ideológicas, já participaram de guerras como a do Vietnã, outros já participaram de guerras mundiais, outros já foram terroristas, como o saudoso Carlos Lamarca etc., e nem por isso deixaram de participar da vida política do seu país, vide como exemplo o Lendário ainda vivo, Nelson Mandela.

Independente da biografia pregressa da Dilma, ficou bem claro que, no Partido dos Trabalhadores, desde a sua fundação, não surgiu nenhum novo líder que pudesse carismaticamente substituir o grande Líder Luiz Inácio Lula da Silva; mas comendo pelas beiradas, como dizem os mineiros das Terras das Minas Gerais Terra da Inconfidência Mineira e que concidentemente surgiu a Dilma.Ela foi trilhando o seu caminho passo a passo até chegar para rubricar a sua assinatura na na mais recente história cujo capítulo começa agora, como a primeira mulher da República a ser eleita presidente, e pelo voto direto para ser o quarto presidente(Itamar não conta - Ele entrou como vice do Collor cassado) após o fim da Ditadura Militar(República Militar Ditatorial seria o nome correto dado por mim) e a terceira da história a governar o Brasil senão vejamos:No Brasil colônia, Dona Maria I; No Brasil Império, A Princesa Isabel,quando assumiu algumas vezes o Império nas ausências de Dom Pedro II,cujos períodos chegam a somar mais de quatro anos ;Na novíssima República, Dilma Roussef. Neste parágrafo mencionei que Dilma é a quinta mulher a governar o País e, coincidentemente, ela exercerá o terceiro mandato do Partido dos Trabalhadores e é o quarto Presidente eleito após a redemocratização.

Não sou partidário de nenhum Partido Político, inclusive sou crítico ferrenho da Dilma, mas jamais me furtaria de exarar este momento histórico do Brasil, e, jamais deverei fazer qualquer julgamento pré-concebido, pois será a história quem a julgará como um bom Presidente ou não. Como uma líder não muito carismática já está na história e cabe a todos os brasileiros torcerem e trabalharem juntos com ela, e dando a nota de avaliação nas urnas de 2014 ano da copa do mundo no Brasil.

Dilma Roussef, é o novo nome da galeria dos Presidentes e a primeira mulher a tornar-se Presidente do Brasil. Agora cabe a Dilma ratificar todas as apostas do seu eleitorado e do Lula e contrariar todas as opiniões contrárias a ela, fazendo um governo sério,transparente e competente e competência é o que não lhe faltará; a Nação Brasileira, contrária ou não, deverá cobrar com o mesmo empenho com que as campanhas e promessas foram conduzidas.

Dilma a primeira mulher presidente do Brasil,que,sem exercer nenhum cargo eletivo participou pela primeira vez a cargo eletivo,e neste caso, o principal da República,derrotando um candidato que já foi eleito para quase todos os cargos eletivos. Dilma,agora é a hora de registrar a sua marca como o mais nova liderança política depois do Luiz Inácio Lula Da Silva.

É o que há

Aristórbio

Fontes:

(*)Portal Da História/ renato Drummond Tapioca Neto

(**)Livro Construtores do Brasil de Aldo Rebelo

(***)Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Decreto de Dom Pedro I (Colaboração de Renato Drummond T.Neto)

"Tendo de ausentar-me desta capital por mais de uma semana para ir visitar a província de São Paulo, e cumprindo, a bem de seus habitantes, e da segurança e tranquilidade individual e pública, que o expediente dos negócios não padeça com esta minha ausência temporária, hei por bem que os meus ministros e secretários de estado continuem nos dias prescritos, e dentro do paço, como até agora, debaixo da presidência da princesa real do Reino Unido, minha muito amada e prezada esposa, no despacho de expediente ordinário das diversas secretarias do estado e repartições públicas que será expedido em meu nome, como si presente fora: e hei por bem outrossim que o meu Conselho de Estado possa continuar igualmente as sessões nos dias determinados ou quando preciso for, debaixo da presidência da mesma princesa real, a qual fica desde já autorizada para, com os referidos ministros e secretários do estado, tomar todas as medidas necessárias e urgentes ao bem e salvação do estado; e de tudo que me dará imediatamente parte para receber a minha aprovação e ratificação, pois espero que nada obstará que não seja conforme às leis existentes e aos sólidos interesses do estado (grifos meus).

O ministro e secretário de estado dos Negócios do Reino e Estrangeiros o tenham assim entendido e faça executar os despachos necessários.

Palácio do Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1822 (apud OBERACKER, 1973, p. 268)"