Trick or Treat?

Sou professor de inglês, daí, nada mais comum do que escrever sobre o Dia das Bruxas, o tal do Halloween; se eu fosse professor de espanhol faria provavelmente uma crônica sobre a Festa de São Firmino e da importância do "Touro" para a cultura espanhol; o que não me salvaria de ouvir críticas sobre o festival; o que não impede também, ao dar uma aula em que o tema é o Halloween, ouvir coisas do tipo: e o "Dia do Saci", onde fica? Aula errada! Classe de folclore brasileiro, na segunda.

O que muita gente até "bem informada" ignora é que a maioria das nossas festas tradicionais são cópias de outras celebrações que já existiam antes mesmo que Cabral tivesse nascido. Ignorância natural, afinal, temos um senso patriótico um tanto esquisito, aturamos os corruptos do congresso em Brasília ( e até votamos novamente neles), mas precisamos dizer ao mundo todo, do orgulho que temos das nossas coisas, e que os sabiás que cantam por lá, não cantam tão bem quanto os de cá. Sim, há cantos por aqui, que são muito mais bonitos, porém, a diferença entre o nosso povo e outros lugares é que eles estudam e conhecem as suas tradições, nós não!

A nossa Festa Junina, por exemplo, teve sua origem nos rituais Celtas, na Europa; o mesmo povo que deixou, de certa forma, o Halloween como herança. Sendo assim, quem aprende sobre o Halloween numa aula de inglês, aprende não só o idioma, mas também um pouco sobre outras culturas, o que ajuda a espantar a ignorância e abre um pouco mais a mente para que tenhamos um entendimento maior que não existe cultura isolada, ainda mais num mundo tão globalizado.

Para não dizer que não sou patriota, vou concordar com a minha estudante que disse: " nóis não copiamos, fazemos melhor".

Fazer melhor é o tipo de coisa que esperamos nesse Dia das Bruxas, quando lembramos dos dois candidatos que nos provocam arrepios na espinha da alma e que estão disputando a Eleição para Presidente. Talvez, quando você tenha lido essa crônica já saiba quem vai gerenciar a nossa nação nos próximos quatro anos. Alguns vão celebrar, outros vão chorar; porém, uma boa parte de eleitores vão esperar o "Halloween Eleitoral" passar para ver como as coisas vão ficar, quando as máscaras cairem, e os candidatos se despirem de suas fantasias para mostrar, de verdade, quem são e o que vão fazer: trick or treat? É pagar para ver!!!

Frank Oliveira

http://cronicasdofrank.blogspot.com