Já prestou bem atenção em pessoas que falam da boca “pra fora”, você não sente firmeza no que dizem?
Parece que recitam um texto decorado anteriormente, ou no mínimo mentalmente elaborado previamente, sem a lealdade e sinceridade que acompanha o momento de uma conversa?
Para os mais observadores com o mínimo de discernimento fica clara a situação, e a ele só resta escutar... Os desprecavidos sofrerão com certeza.
Afinal amizade e amor são para ser testado nessas horas não é?
Em nome destes sentimentos elas brincam com eles, exploram sua emoção, te fragilizam e depois desaparecem por algum tempo. Que covardia!É odioso. Fique alerta, eles são perigosos...
Existem pessoas especializadas em ouvir, mas cobram por hora, e você não cobrar nada...
Evite concordar ou discordar, apenas ouça, porque se você concordar com ele, ele discordará, se discordar ele cria caso, na verdade seu parecer não importa. Todo cuidado é pouco.
Fique atento, pode ser um pedido velado de socorro...
A sensação que me passa diante de tais pessoas é de estar sobre areia movediça numa total insegurança. Você acha que está pisando em terreno firme e se engana sem perceber a areia te suga pela cabeça, agradeça se conseguir manter ao menos os pés fora dela! Se você for esperto lança a corda da indiferença e saí da situação, caso não possa escapar ao menos se agarre a ela para não afundar de vez e calmamente espere pelo socorro que virá com o fim da conversa!
Sem cerimônia alguma roubam seu tempo e paciência, muitas vezes até a calma...
Os olhos espelham a verdade, se comunicam mais que muitas palavras, os movimentos do corpo, os gestos também ajudam a discernir a palavra falsa da verdadeira. Não vamos considerar pessoas com problemas psicológicos, estas mesmo nos olhando nos olhos conseguem nos enganar com a maior tranquilidade.
Particularmente gosto de conversar com as pessoas olhando nos olhos, infelizmente existe óculos escuros, (deveria ser proibido!) sinto como se houvesse um muro entre o outro e eu evitando uma comunicação espontânea.
Não se iluda, muitas vezes é mesmo uma barreira usada para esconder o que a boca afirma, e os olhos discordam, a verdade fica por trás das lentes bem escondidinha!
Se estiver errada peço desculpas.
Assim também acontece nas conversas ao telefone, ela transmite certa coragem para muitos para expressarem sentimentos só revelados à distancia, sem “olho no olho”.
Cá para nós, você tem que respeitar muito alguém para permitir que ela se utilize de seus “sagrados” ouvidinhos e cérebro como depósito de palavras, de monologo.
Porem se no desenrolar do “monologo” lhe tenha sido feita alguma promessa, ou alguma tomada de decisão que pareça definitiva, duvide, espere e pague para ver...
Apenas dois dedos de prosa e você percebe que está na frente de um “areia”, cheio de filosofia sem consistência. O filosofo verdadeiro não “aluga” as pessoas, a não ser que seja filosofo de botequim, sem a mínima base concreta, donos de uma verborragia (essa palavra é horrível) quase insuportável, fazem uso de um milhão de palavras totalmente ocas, falhas de idéias próprias e importância, resumindo:
Muita aparência pouca consistência. (Todo mundo diz isso!)
Se estiverem bêbados então, você está “frito”, nem é bom falar, é desgraça total!Bêbado devia apenas dormir de preferência de boca fechada, sem babar nem roncar!
Esses filósofos de “araque” (falso) lhe provoca admiração.Como é possível uma pessoa conseguir falar por horas e não dizer praticamente nada.Ser pura pirotecnia!
Tem mais, o tiro de misericórdia é quando resolve dar conselhos,justificar o injustificável, fazer cobranças indevidas, aí sim que a “coisa” fica feia, é de enlouquecer qualquer criatura!
Você deseja virar pó e pedir que alguém lhe assopre!
Porém essa tortura só é comparável às tentativas feitas para buscar convencer alguém de suas idéias ou de certo ponto de vista se utilizando de argumentos tão cansativos que pelo meio da conversa você já esqueceu do que se tratava, perdeu o fio da meada, nem sabe mais o que estava ouvindo e qual era o assunto que provocou a conversa.
Seu cérebro começa a tocar o alarme de perigo, suas “idéias” de ouvinte ficam tão cansadas que se embaralham, e você daí em diante nem escuta mais, fica apenas aquele ruído enjoado, um zum zum zum nos seus ouvidos.Só resta acenar com a cabeça ou responder com um resmungo como hum hum!
Na primeira chance que tiver saia do raio de ação de tais criaturas, mesmo que esteja se sentindo “mareada” vá embora, é pura questão de sobrevivência!Fuja!
A maior parte deles fala mais que o “homem da cobra”.
Se você não sabe quem é o homem da cobra, vou contar.
Essa expressão surgiu em Minas Gerais, na figura de um  americano radicado no Brasil,que emprestava dinheiro e também executava a cobrança,ele falava tanto, discursava tanto que os endividados pagavam a dívida o mais depressa possível para que ele se calasse.Com o tempo o povo como bom mineiro que é cortou a palavra, ao invés de cobrança ficou apenas cobra, daí o homem da cobra.
Gostou?Aposto como você não sabia!
Mas, voltando ao assunto.
Mais tarde se puder, longe do “homem da cobra”, procure digerir um pouco do que conseguiu captar do assunto, coisas que na maioria das vezes você já sabe de cor e salteado. Nem precisa pensar muito, pois é fundamentalmente prosaico, raramente se consegue garimpar uma mensagem que valha a pena.
Como dizem por aí, é melhor ouvir um amontoado de bobagens do que ser surdo. Confesso que tenho minhas duvidas quanto a este pensamento...
Agora seja sincero, fala a verdade, não dá vontade de por uma mordaça naquela boca que se movimenta, se retorce e emite sons sem parar  te deixando atordoado?
Também quem mandou começar a escutar... Azar o seu!
Quando eu pressentir novamente a ameaça por meio de meu detector de “tsunami” que a onda de tolices está se formando, sumo, desapareço!
Mas, não custa usar de boa vontade, permaneça firme, não se entregue. Os “areia movediça”,assim como os sofistas pouco se importam com a verdade, se utilizam da argumentação, da retórica, para solucionar seus problemas, e obter alguma forma de vantagem o que no caso é a compreensão e simpatia do ouvinte, assim apascentam a própria consciência exorcizando seus demônios através da fala!
Dar conselhos?
Nem pensar, ele não ouve, tem urgência de falar, falar, falar até cansar! E te cansar!
É um claro SOS!
Entendo, acho válido e me presto a ouvir apenas quando soa como desabafo, para aliviar tensão, como pedido de socorro de alguém desesperado, neurótico, a beira de um ataque de nervos!
Pense bem, tente escutar com atenção, (ou pelo menos finja atenção), pois um pedido de socorro jamais deve ser desprezado ou ignorado, afinal não sabemos quando vamos lançar mão dele também... Garanto que gente assim não me pega mais, não estou para ficar mais alienada do que já sou!
Quanto a mim, estou saindo de fininho, mesmo não sendo “areia” estou indo “alugar” de graça algum ouvido, assim como estou fazendo com alguns olhos e algumas mentes...
Mentirinha!
Acho melhor mudar o rumo dessa prosa...
Chega!
Fui!
 
 
M.H.P.M.