DITADOS POPULARES N° 02.
Chagaspires
Complementando meu texto”Expressões Populares”, vou explicar o significado de mais duas bastante conhecidas:
- Sem eira nem beira.
- Santo do pau oco.
“SEM EIRA NEM BEIRA”
Os telhados das casas no tempo do Brasil colonial, dependendo do status do dono, tinham eira e beira.
Eira e beira eram aquelas pequenas curvaturas que o telhado possuía no final de seu declínio.
Quando a casa possuía só eira, ou seja, só uma curvatura, significava que aquela família que ali morava era de classe média.
Quando possuía eira e beira, duas curvaturas no final do telhado estavam mostrando que seus moradores eram de classe média alta.
Portanto a casa que não tinha eira nem beira significava que quem ali morava eram pobres.
Portanto a expressão “Sem eira nem beira”ficou sendo usada para com aquelas pessoas que nada possuíam em termos financeiros e sociais.
“SANTO DO PAU OCO”
Quando da exploração de pedras preciosas, os exploradores daquela época descobriram uma maneira de ludibriar a fiscalização da Coroa Portuguesa.
Usavam as esculturas de santos da igreja para fazer o transporte clandestino.
Ocavam, ou seja, esvaziavam parte interna da madeira sem causar danos à escultura, e lá colocavam as pedras preciosas. Desta maneira conseguiam embarcar o contrabando além mar.
Quando se chama alguém de “Santo do pau oco”, está afirmando que aquela pessoa tem jeito de santo, cara de santo mais não é santo; é enganador, é mentiroso.
( INFORMAÇÕES CONSEGUIDAS ATRAVÉS DE PESQUISAS)