A democracia é um governo de quatro mãos

A democracia é um governo de quatro mãos. A mão executiva, que cuida dos interesses do povo, a mão legislativa, que cuida para que tudo ande bem na executiva, a mão judiciária, que vigia a executiva e legislativa e a mão mais importante, pois sem ela nada disso existiria, o povo, pois por ele, nele e com ele tudo é feito.

Qualquer governo torna-se plenamente desnecessário sem um povo para ser governado. Governar é ordenar, dar direção e sentido, viver em nome e pelo móvel do governo, pois o poder vem da célula individual que compõe o povo, como compõe o corpo. Desta forma, cabe a todo governante a humildade de se saber servil.

O povo precisa assumir o seu lugar, de nada adianta ficar reclamando se nada faz. Tem que agir de forma ordenada e plena, a partir de sua própria consciência. Aquele que entrega a outrem o direito de decidir sobre a sua vida é no mínimo irresponsável e pagará alto tributo pela sua negligência. É preciso consciência para ter direito.

A felicidade é obra do trabalho e do crescimento interior. Para se ter consciência e o direito de viver a sua própria vida são necessário respeito e seriedade. E tudo isso só se consegue com educação. Um povo sem uma boa educação é um povo amordaçado. Ter o direito de votar sem saber é como dirigir um barco sem ser marinheiro.