MINHOCAS DA MINHA CABEÇA

As coisas do Universo sempre exerceram um fascínio sobre a espécie humana. Desde tempos imemoriais, o homem olha para a imensidão do "céu" tentando entender ou vislumbrar algo que lhe traga respostas definitivas sobre sua origem. De onde viemos? é uma pergunta que persegue a humanidade há eons de tempo. Desde a Antiguidade os astrônomos vasculham a imensidão, criam teorias, mas a resposta ainda é um enigma. Pelo menos cientificamente. Por que estamos aqui e existe algo mais além? Para alguns, baseados nas religiões tradicionais, a fé por si só se basta. Outros, crentes na finitude de tudo com o fim da vida material, não se detém em questionamentos, vivem a vida com a convicção do nada pós morte. Para a grande maioria, porém, e eu me incluo entre eles, a fé sem lógica e o nada não me satisfazem. Assim como tantos, sou questionadora e acredito que para tudo existe uma explicação racional.

A evolução das espécies, de Darwin, tem um cunho extremamente racional e explica a evolução do ser físico. A Terra, como corpo material, evoluiu através dos fenômenos naturais e, com ela, todas as espécies. Até aqui tudo muito razoável e eu acredito nisso. Só que, num determinado momento, um grupo foi se diferenciando, criando objetos para suas necessidades básicas, adquirindo sentimentos (mesmo que primitivos), passou a se reunir em busca de defesa da própria vida e a dominar outras espécies. A necessidade de comunicação fez surgir os primeiros sons, que foram adquirindo formas e se transformaram em palavras. O homem passou a ter sentimentos.

Aí surge o enigma que perdura até hoje: onde está o elo perdido? O que ou quem fez do homem um ser pensante, capaz de se desenvolver e criar, capaz de se tornar superior às outras espécies e passar a dominá-las?

Afora isso, temos o grande enigma, provado através da arquitetura e do próprio conhecimento científico que tinham os antigos sobre medicina, o domínio dos elementos na agricultura, as grandes descobertas como a escrita, a mumificação e outros tantos fatores que até hoje nos causam admiração.

Vários livros já foram editados, procurando explicar o desenvolvimento numa época sem tecnologia ou escolas. "Eram os Deuses Astronautas?" de Erich Von Däniken, que sugere a vinda se seres de outras galáxias dando um impulso espetacular na arquitetura (egípcios, maias, astecas, por exemplo). "Os exilados da Capela" de Edgard Armond, afirmando que uma raça tecnologicamente superior, mas de moral ainda inferior, teria sido expurgada de um orbe, pertencente ao sistema da estrela Capela, uma vez que não se adaptavam mais aos elevados sentimentos que permeavam o planeta. E que esses expurgos são comuns periodicamente em todos os mundos desse mundão de Deus. Outros estudiosos defendem a idéia de que, em determinado momento, espécies racionalmente mais evoluídas, como Vênus, teriam iniciado reencarnações em série, dando origem ao ser humano terráqueo que hoje conhecemos.

Qualquer um deles parece explicar o tal do "elo perdido". Mas isso fica a critério de cada um acreditar ou não. Porque algo de concreto só a ciência pode nos dar. E a ciência precisa de provas. E essas provas não são algo fácil de encontrar.

Enquanto isso vamos vivendo nossa vida, procurando não entrar em "parafuso" com tantos questionamentos. Eu gosto muito de assuntos transcendentais, leio tudo que me chega às mãos. Só que não consegui ainda tirar minhas próprias conclusões. Sou sentimento, sou emocional ao extremo, mas sou também tremendamente racional. Os "por quês" sempre fizeram parte da minha vida. Creio que vou levar essas "minhocas mentais" para a eternidade... Quem sabe, por lá, alguém me explique... rsrrsrs!

Giustina
Enviado por Giustina em 28/10/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2583441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.