Para onde foi o Amor e Respeito pelos Professores ?
Ainda estamos no mês que se comemora "O dia do Mestre". Mas infelizmente muito pouco temos a comemorar.
Ontem os jornais traziam noticias de uma professora que foi agredida no Paraná, com pedras e ovos.
Hoje, uma manchete traz informações de que as escolas de uma cidade no interior de São Paulo, estão esvaziando, devido a brigas violentas entre seus alunos.
Ainda hoje, uma noticia nos conta que em Brasília, uma aluna usou a lamina do apontador, para ferir todo o rosto de outra aluna.
Aqui comigo, me pergunto o que esta acontecendo ?
Onde foi parar o respeito, carinho, admiração que tinhamos por nossos mestres ?
E a amizade que tinhamos pelos nossos colegas de escola?
Por onde anda a educação dessa criançada e jovens ?
E os pais ou responsaveis pela educação moral de seus tutelados, como assistem a isso tudo ?
Impressiona e estarrece, a anarquia em que se transformou a educação em sua quase generalidade.
Creio que esta havendo uma confusão enorme entre liberdade, dialogo, disciplina, valores, e principalmente limites.
No processo educacional antigo, no lar a figura paterna na grande maioria dos casos, era temida, buscou-se então um modelo de paternidade em que houvesse respeito e não temor.
Maravilha de busca, pois o respeito é filho dileto do amor, e do dialogo democratico.
Porem, é visivel que a democracia na educação tão bem vinda, deu lugar a anarquia.
Hoje com honrosas exceções, assistimos a pais totalmente perdidos e submetidos aos caprichos de toda ordem de seus rebentos.
Dias desses assisti uma cena, que me impressionou, mas digamos ser hoje corriqueira.
- uma mãe fazia compras com seu filho 6 ou 7 anos, em um supermercado. Ela estava pegando uma embalagem de yogurte, quando o menino, gritou do alto dos seus verdes anos: "esse eu não quero, ja te avisei, que so compre o outro"
A mãe tentou argumentar, em voz debil e timida, que o que estava pegando, era mais saudavel, e o que ele requisitava tinha muito açucar, e que o filho precisava perder peso.
O menino então, tornou-se agressivo, passou a jogar tudo que havia dentro do carrinho de compras ao chão.
Nada que a mãe fizesse, parou aquele ataque de furia, do garoto.
O segurança do estabelecimento foi chamado, pois muitos produtos estavam espalhados pelo corredor, alguns quebrados e causando muita sujeira no local. (inclusive o pote de yogurte, que se espatifou pelo piso)
O mais triste foi olhar nos olhos daquela pobre mulher, que perdida em sua função de educar, se pos a chorar copiosamente.
Enquanto o garoto, lhe dizia em alto e bom tom: "se você não me contrariasse, nada disso aconteceria"
Deixei o local abismada, abobalhada, abatida, acabada, triste, pesarosa, e por ai vai, tantos foram os sentimentos que me acometeram.
E aqui depois de ler essas noticias, estou a pensar, o que estamos fazendo do mundo ?
O que estamos tornando nossos rebentos ?
Cadê os limites, que eles como todo e qualquer ser humano precisam ?
Onde os principios de educação e de respeito ?
Não estou aqui apontando o dedo, nem revirando feridas. Somente estou pasma, com o rumo que a chamada educação moderna tomou.
Ou melhor o caminho que perdeu.
Parece que o processo de educar, tomou um atalho e se deparou com um abismo.
Todos nos sabemos que um ser humano é diferente do outro, isso é maravilhoso e não um problema.
Portanto, é fato que há crianças mais dificeis de serem educadas, mas nada, nada mesmo, justifica tamanha distorção de valores que hoje assistimos no processo educacional.
Se antes havia uma educação que beirava ao autoritarismo, (que é muito diferente de autoridade moral).
Hoje temos uma educação submetida a todos os caprichos da criançada e jovens. Nunca generalizando é claro.
Sabido é, que todo processo de mudança acarreta um desequilíbrio momentâneo, entre os excessos do passado, que precisavam ser revistos, passando muitas vezes a excessos do outro extremo.
Estou aqui esperançosa que o equilíbrio possa assumir o comando o mais rápido possível.
Trazendo uma educação baseada no dialogo respeitoso, nos limites estabelecidos e necessários, e no amor acompanhado de disciplina.
Pois como já disse um famoso escritor: "QUEM AMA EDUCA"