Ó XENTE, SE AVEXE NÃO!

Embora minha intenção seja comentar uma notícia bem humorada que nos foi divulgada hoje, logo cheguei à conclusão de que na realidade não se trata de algo assim, digamos, tão engraçado pelo inusitado, e o ocorrido com toda certeza nos chama a atenção para algo mais "profundo" no que tange à infra estrutura educacional do país...no seu todo.

Digo "no seu todo", porque o fato aconteceu lá em Salvador, na prefeitura dos soteropolitanos, porém, expressa fielmente a situação emergencial do país para se resolver questões...básicas.

Aquela coisa que temos pelo páis afora, a de se tampar o sol com a peneira, embora o "solzão" lá de Salvador não há peneira que o tampe! Eita lugar de sol grande! Não haveria peneira para tanto.

Vejamos o que ocorreu: Falava a imprensa que o prefeito de Salvador em coparceria com o sindicato dos taxistas , seriamente preocupado com os próximos eventos desportivos mundiais que ocorrerão por aqui, Olimpíadas e Copa de Futebol, resolveu, então, ministrar aulas de inglês aos profissionais de táxi da cidade para que os diálogos com os turistas fluam sem "stress".

Achei super dez a ideia, claro, louvável, e parece que o jornalista que dava a notícia também achou e a comemorou com muita euforia!

Muito bem, mas depois parei para pensar, porque por aqui ainda deve ser assim, a gente não pode sair por aí achando tudo engraçado ou maravilhoso, certo? Preciso é me policiar mais...antes de achar graça do sério!

Ora, "no stress", eu sei, mas é só porque as coisas daqui estão é sérias por demais, ó xente boa!

E não é de hoje que Salvador é uma belíssima cidade que movimenta o turismo do mundo! Aliás a Bahia toda é assim! E aquelas palavrinhas mágicas, em inglês, que estão ensinado por lá, eu já ouvi taxista as falando até melhor que bons professores de inglês.

E tem mais: Lembram do Tupi Guarani? Então esqueçam! Certa vez lá em Porto Seguro, ouvi umas criancinhas da raça indígena se comunicando com os gringos num inglês impecável! E ciceroneando os turistas como ninguém! Incrível de se ver! Só os políticos não viram...

Esse país é no mínimo curioso e se o tema do momento é investimento global na infra para os tais eventos, como brasileira, hei de comentar o que penso.E botem infraestrutura nisso!

Que tal investir primeiramente no país a começar pela nossa língua oficial?

A gente investe no vinho, na garrafa...mas sempre se esquece das rolhas...que devem ser as melhores...senão o vinho estraga.

O que quero dizer: Numa época em que discutimos o futuro do país via eleições diretas para presidente eu aproveitaria a ideia brilhante lá de Salvador e proporia que a estendessem às aulas de português para todo o Brasil. Português para todos nós, já! Que tal, candidatos?

Quem sabe por aqui, depois de aprender direitinho a nossa, a gente começaria entendendo melhor , não só as demais línguas, como também os nossos DIALETOS, a exemplo daquele que certos políticos tanto falam...falam...gritam bem alto,e que nunca nos dizem nada.

Eu, ao menos nunca os entendi...tem aulas para isso?

Avante...Brasil, em todas as nossas línguas...e... "No Stress!"

E se avexem não, gente boa!

Quem tem a Bahia como mapa de destino, nem precisa falar muito: Basta ficar em silêncio que a bela natureza falará...em qualquer língua: por si e por todos nós.