Mistificações

MISTIFICAÇÕES

(crônica publicada no jornal "Diário Catarinense" de 27.10.2010)

Era para ser apenas uma eleição presidencial. Muitos querem que seja uma guerra civil.

Uma eleição simples, tranquila, num segundo turno que contrasta dois candidatos com posições bem claras, pelo passado dos seus partidos e coligações, e fundamentalmente distintas. No entanto, quando se tiram as campanhas eleitorais das mãos de políticos hábeis (que ainda os há) e as entregam aos malabarismos criativos de publicitários, a tendência é que elas se assemelhem a embalagens de iogurte: vistosas, coloridas, parecidíssimas entre si - embora de marcas concorrentes - e com informações decisivas impressas em letras miúdas. E, todavia, as informações nutricionais são o que verdadeiramente importam para uma decisão ponderada e consciente.

Tem-se então o despropósito de vir alguém se declarar mais católico do que o outro, e de carregar a santa na procissão há muito mais tempo do que o outro, como se isso tivesse alguma importância para a escolha do(a) próximo(a) governante; como se um budista, no Brasil, estivesse eliminado "a priori" da disputa pela presidência exatamente por ser budista, como se um ateu, um judeu, um espírita ou um muçulmano não pudesse ser presidente.

Ou então traz-se à baila uma falsa discussão do aborto, como se a possibilidade de aborto, já prevista em lei, fosse uma imposição a todas as grávidas para abortar, algo como se a aprovação do casamento homossexual me obrigasse a separar-me da minha mulher para casar com o meu motorista e a ela, separada, juntar os panos com sua manicure.

O que se tem em disputa, mais do que Dilma contra Serra ou as sombras de Lula contra as de FHC, são concepções distintas e antagônicas de Estado: ou um governo presente, de cunho humanista, que apoie preferencialmente os seus cidadãos, dando-lhes condições de vida mais dignas (dito de esquerda), ou um governo mínimo (dito de direita) que entregue especialmente às grandes empresas a decisão sobre o que fazer - e como fazer - com as pessoas, acreditando que o mercado, como juiz eficaz, premiará os capazes e, aos outros... bem, os outros que se virem, certamente estão aí assim porque não aproveitaram as oportunidades que tiveram. Fora isso, o resto é perfumaria em embalagem cara, sofisticada e vazia.

Com o espírito maniqueísta que impera, não é de estranhar que uns se digam serem "do bem" - o que implica em dizer que os outros são "do mal".

--

"Convém que nos situemos no tempo. As três conferências de [Antonio] Callado para auditórios no exterior foram feitas no apagar das velas da escuridão do governo do general-presidente Emílio Garrastazu Médici - de 30 de outubro de 1969 a 15 de março de 1974 -, que rolou entre a demencial e crescente violência da tortura, no apogeu dos Doi-Codis, dos sumiços de presos e dos cadáveres, com o silêncio garantido pela censura, estúpida e torva, estimulada pela impunidade e a cobertura fardada."

Villas-Bôas Corrêa na apresentação de "Censura e Outros Problemas dos Escritores Latino-Americanos", de Antonio Callado.

-----

Amilcar Neves é escritor com sete livros de ficção publicados, diversos outros ainda inéditos, participação em 32 coletâneas e 44 premiações em concursos literários no Brasil e no exterior.

Amilcar Neves
Enviado por Amilcar Neves em 27/10/2010
Código do texto: T2580661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.