Por quanto tempo ainda haverá hortelã ?
Uma robusta muda de hortelã, nasceu ao pé das bananeiras, em nosso quintal.
Com jeito a transplantei para um vaso, e coloquei no parapeito da janela da cozinha.
Hoje ja usei tres raminhos cheios de folhas verdes para temperar o "tabule de quinoa" que preparei.
Essa receita fica deliciosa com o hortelã, um gosto fresquinho e suave oferece ao prato quando misturo com o suco de um limão siciliano.
Mas aqui estou a contar dessa mudinha que aparentemente surgiu sozinha.
Porque as noticias do encontro no Japão, ocorrido semana passada, sobre o meio ambiente, tem alertado quanto a necessidade de tomarmos medidas imediatas, para diminuir a poluição em nosso planeta.
Fiquei a pensar, por quanto tempo a natureza terá condições de desempenhar o seu papel, fazendo nascer outras tantas mudinhas de hortelã por ai?
E não sei a resposta, mas confesso que não estou muito otimista quanto as mudanças tão necessarias a serem realizadas para que isso ocorra.
Lendo um pouco sobre o assunto, descobri que:
- o planeta ja perdeu mais de 30% de sua biodiversidade, (variedade de vida no planeta) em paises tropicais como o nosso, a perda já beira aos 60%.
- nossa mata atlantica, fonte perfeita da biodiversidade, tem sido desmatada a porporção de 5 campos de futebol ao dia. Somente 9% da cobertura original (ano 1500) dessa mata permanece.
- os gases do efeito estufa (dioxido de carbono, metano) so tem feito aumentar por toda parte da terra. O Brasil hoje já ocupa o triste quinto lugar na emissão desses gases.
- cada vez produzimos mais lixo.
O lixo não separado, não será reciclado, e ficará pelo planeta por muitos anos.
So para se ter uma ideia:
Uma simples fralda descartavel, levará 500 anos para ser eliminada da face da terra.
Uma sacola plastica, que usamos no mercado, outros 150 anos para desaparecer.
Uma garrafa plastica 450 anos.
uma bituca de cigarro, 5 anos levará para se decompor.
Um copo de vidro que quebrou, gastará mais de um milhão de anos.
Há relatos arqueologicos de achados desse material, de mais de dois mil anos antes de cristo.
Nossos rios então nem é bom pensar, em São Paulo um misto de tristeza e vergonha sentimos, quando olhamos os rios Tiete e Pinheiros.
Há de tudo dentro deles, desde pneus de carros, sofás, cadeiras, garrafas de refrigerantes.
Aqui olhando a minha linda e tenra muda de hortelã, fico a matutar.... até quando ela terá condições de existir na terra ?