CRÔNICA - DEBATE - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2010 – 2º Turno

                  Na foto da INTERNET vemos a Dilma pedindo pro Serra calar.


ESCRITA EM 26.10.2010

            Isso é uma maldade que se faz com o brasileiro, notadamente os mais pobres: Iniciar um debate entre dois candidatos à presidência da República depois das 23:00 horas, ainda mais numa segunda-feira (25), quando no dia seguinte os da ativa têm de comparecer aos seus postos de trabalho, muitos saindo pela madrugada em busca do sustento de suas famílias, também é algo de péssimo gosto e de muita esperteza.

            Mas será que há interesses escusos por baixo disso? Em nossa opinião, que me desculpem os responsáveis pelo evento, esse horário é plenamente proibitivo para os de classes de renda mais baixas, inclusive a média, que cumprem rigoroso compromisso de chegar aos pontos onde desenvolvem suas atividades produtivas. Quanto aos mais abastados, quer-me parecer que são os destinatários dos debates, uma vez que em sua maior parte não há compromissos tão rígidos com empregos, como por exemplo: Empresários, políticos, dirigentes de empresas, funcionários de alto escalão na área governamental e na privada, etc.

            Até mesmo para os aposentados, que já deram tudo de si em benefício do país, esse horário é proibitório, pois é justamente nessa fase do dia que devem se dedicar ao repouso, cuja recomendação dos profissionais da saúde tem que ser levada em consideração, até porque quando se dá por conta já está madrugada adentro ouvindo o que os candidatos sonham em fazer, mas nunca cumprem as promessas.

 Num país de vergonha na cara, e me parece que não há nenhum no mundo, ao apresentar suas intenções de trabalhar, construir, dinamizar as atividades primárias, secundárias, terciárias e outras, deveriam formalizar um documento em que ficasse claramente estipulado que a falta de cumprimento das promessas de campanha seria considerada crime político/eleitoral, fraude, estelionato, sujeitando-os ao cumprimento de pena privativa de liberdade.

No mínimo, em se achando muito dura a penalidade sugerida, que os direitos políticos fossem cassados por dez anos. Na hipótese de reincidência, cadeia neles para que venham a tomar vergonha na cara; aliás, esse substantivo aqui no Brasil é pouco utilizado, pois a falta de escrúpulos, a dignidade, o brio vem fazendo falta no seio da classe política, que só enxerga os próprios interesses individuais e dos partidos.

Por que os pobres não devem ver esses debates? Ora, porque na grande maioria é mantido pelo sistema de compra eleitoral camuflado, que se chama “Bolsa-família”, que abriga 14 milhões de famílias, representando, grosso modo, 56 milhões de pessoas, considerando-se aí uma base de quatro pessoas por cada unidade representativa do lar. Ora, se 30% desse total for de idade acima de dezesseis anos, mesmo analfabeta, teríamos aproximadamente 16,8 milhão de eleitores vinculados ao papai Lula, que fica sentindo prazer com os instrumentos dos outros.

Junte-se a tudo isso o aparelhamento partidário dos “companheiros”, que os obriga a pagar o dízimo mensalmente, daí o farto número de cargos públicos de confiança criados na atual administração, estimados em vinte mil. Depois vêm os sindicatos, os movimentos subversivos do MST, e dos sem teto, sem perder de vista o expressivo número de ONGs, que recebem dinheiro do povo e gastam à vontade prestando contas fajutas, com notas fiscais “frias”, mas os poderes competentes não agem com o rigor que os casos requerem. Como se não bastassem essas irregularidades, aparecemos casos de compra efetiva de votos em dinheiro vivo e em troca de favores políticos a correligionários.

Foi mais um debate fraco, gelado, que deveria ser proibido pela lei, pois de um lado a Dilma só falou num tal de Paulo Preto, que teria desviado dinheiro do governo (R$ 4 milhões), quantia que é irrisória em relação àqueles escândalos recordes ocorridos no governo do seu padrinho metalúrgico, demagogo (*) de meia tigela, que assumiu a função de cabo eleitoral em pleno exercício da presidência. Não se quer aqui dizer que tal roubo, se realmente ocorrera, seja justificado pelo assombroso rombo que os camaradas deram aos cofres públicos nos últimos oito anos.

Nada havendo contra a idoneidade do Serra, claro que ela iria buscar um álibi para defender a sua protegida, que a substituíra na chefia Casa Civil, doutora Erenice, que teve desastrada atuação, inclusive com fortes indícios de favorecimentos para si e sua família. Aliás, aprendera com o professor de todos os petistas: Não viu, não sabe, não conhece as atividades do filho, etc.

Acho uma petulância ela dizer alto e bom som que está prontinha para ser a primeira mulher a presidir o país. Fala mal, raciocina com muita demora, gagueja, mesmo levando tudo por escrito, isso sem perder de vista os camaradas de plantão para tirar suas dúvidas, que são muitas. Mesmo não estando preparada, como diz, a verdade é que a eleição está em suas mãos, pois a gastança feita pelo governo é a maior de todos os tempos, e o pior é que todo esse dinheiro sai do nosso bolso.

Esperei que o professor José Serra colocasse pra fora as sugestões que mandei várias vezes por e-mail (aliás, eu as mando desde as eleições de 2006, quando o Alckmin tomara uma lavagem do Lula), mas ele fizera ouvido de mercador, teve medo de se comprometer em minorar o sofrimento do povão nacional, e isso, me desculpem, pode ser mais uma queda das oposições... E perdendo essa, podem anotar, nunca mais o PT e aliados vão entregar coisa nenhuma, dominarão o país por séculos... E que Deus nos livre dessa aberração, dessa praga. Antigamente muito se falava no provérbio: “Praga de urubu pega no olho do redondo”, entendam os mais antigos.

Embora o Serra seja melhor, em face de seu currículo, sua retaguarda não soube produzir programa capaz de levar ao povo o conhecimento de toda a sacanagem que ocorreu e ainda vem acontecendo neste atual governo. Pois é, nem ao menos ele lembrou aos brasileiros que o LULALÁ vetou a lei que fora aprovada no sentido de acabar com o “fator previdenciário”, que rouba os aposentados, bem assim o “aumento anual igual ao do salário mínimo”. Outra coisa, se ela só falava em PETROBRAS, por que ele não perguntou os motivos de a gasolina aqui ser a mais cara do mundo (na Venezuela apenas com R$ 5,00 você enche o tanque do seu carro). Então vem a mais nova pesquisa (?) e mostra a Dilma com 14% à frente dele.

Mas ainda há tempo até a próxima sexta-feira para ele desembuchar e soltar as boas novas que sugeri...Fora disso, meus pêsames...

 

(*) Demagogia é a arte de enrolar.

 

Era o que tinha a dizer.

Sem revisão.

Interações:

27/10/2010 16:24 - Noeli Lazarotto:

Prezado amigo, assino em baixo dessa sua magnífica crônica. Concordo com cada palavra aqui registrada. É revoltante sabermos que a essa senhora está prestes a se eleger, sendo que a educação está um caos (ouvimos reclamações todos os dias) a saúde uma verdadeira catástrofe, a segurança está extinta, somos prisioneiros dentro de casa enquanto que os bandidos fazem festa nas ruas, e o povo ainda acha que está bom, né? Pois se pensassem o contrário esse quadro seria revertido, tentariam mudar os governantes... Grande verdade, meu amigo, quem pode assistir a esse debate depois da meia-noite? Com certeza, foi proposital... Olha, fico indignada só em pensar... Por isso, paro por aqui! Parabéns e sucesso sempre. Vamos torcer para que o povo repense a situação até o próximo domingo!

Para o texto: CRÔNICA - DEBATE - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2010 2º Turno (T2580476)



27/10/2010 09:25 - nana okida:

Amigo querido seja bem vindo! E pelo jeito, voltou melhor ainda. Concordo com você em tudo que disse, até mesmo porque, eu também não me incluo neste "nós" da Conceição Gomes (jamais votei em petista) não dou meu voto para vagabundos. Que eu saiba o "cabo eleitoral" da guerrilheira Dilma, nunca trabalhou. Passou a vida toda mamando e inflamando massas de inocentes e ignorantes, que agora, (com seus votos) nos obriga mantê-lo à custa dos mais altos impostos aplicados neste planeta. E também quero te agradecer, seu magnífico comentário em minha escrivaninha. Que Deus proteja e ilumine a sua família... bjs!

Para o texto: CRÔNICA - DEBATE - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2010 – 2º Turno (T2580476)

 

27/10/2010 09:18 - Jacó Filho:

Excelente sua crônica, inclusive a foto escolhida... Eu só vi o resumo do debate, mas sinto falta de esclarecimentos e pelo menos uma promessa do tipo: A Petrobras é dos brasileiros, então por conta dos lucros, poderão abastece dois meses por ano por conta dos lucros... Aposto no Serra por saber que a ética é mais polida no PSDB, mas existe interesses que obrigam os concorrentes fazer um pacto de não revelação... Parabéns! E que Deus nos abençoe, nos proteja e nos ilumine... Sempre...

Para o texto: CRÔNICA - DEBATE - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2010 – 2º Turno (T2580476)


ansilgus
Enviado por ansilgus em 26/10/2010
Reeditado em 27/10/2010
Código do texto: T2580476
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.