Assunto mais discutido na internet hoje é política 

     Política é uma paixão e que acaba contagiando parte da sociedade numa disputa impressionante. Agora o que estamos vendo no iniciar deste segundo turno entre a sociedade sobre os dois concorrentes é algo inusitado e de suma importância para a democracia. São e-mails circulando a todo instante nos grupos de discussões, nas comunidades do orkut, e em vários sites de relacionamentos enfim, a internet hoje os assuntos que estão predominando é a disputa eleitoral. 

     Os ânimos dos internaltas estão exaltados e cada noticia veiculada na imprensa falada, televisiva ou escrita são motivos para serem colocadas em pauta para discussão e na busca de convencimentos dos eleitores internaltas. 

     Todos são críticos, defensores e opositores. Em cada noticia são elaboradas crônicas, artigos numa disputa na busca da auto afirmação de convicções e de convencimentos. 

     Se um internalta coloca um determinado texto, o outro rebate usando do mesmo estilo literário. Se um fala de corrupção do atual governo o outro retorna ao passado. Se um diz que o atual não fez nada, o outro diz que o anterior fez menos ainda. É uma discussão sem fim. 

     Embora muitos textos colocados sejam ideológicos, não alterando as convicções dos debatedores, por outro lado para quem os lê é de suma importância, pois, os internaltas recebem informações que muitas vezes não é dado destaque nas mídias convencionais. Há muitas informações políticas importantes que somente circulam na internet. 

     Por exemplo, uma informação que está sendo muito veicula da internet e que a mídia não deu tanta importância se relaciona a tal Ong “Amigos de Plutão”, Ong criada a pouco tempo e que já recebeu milhões de recurso do governo e que ao que se parece é mais uma entidade para ação de corrupção. 

     Outro ponto importante da internet é a motivação que está proporcionando a sociedade interessar mais em política. A noticias sobre este tema como os artigos, as crônicas, os fatos políticos que são veiculados nos telejornais, Jornais ou revistas são discutidos de maneira exaustiva e sempre atualizados pelos internaltas. 

     As campanhas políticas não limitam aos vários grupos existentes de discussão sobre política, estende a qualquer grupo independente o tema. Há alguns grupos que os moderadores precisam criar regras e infelizmente bloquear os e-mails que falam de política para que não haja embates e os temas específicos dos grupos ficam em segundo plano. 

     Algo interessante que se pode observar é que embora muita gente se diga não interessar por política, os internaltas parecem que em sua grande parte acabam entrando nesta discussão, se interessando pelo assunto. 

     Vejo isto muito positivo, pois, propicia um maior senso critico na hora de decidir, e também poderíamos dizer que cada internalta consciente consegue ajudar outras pessoas na reflexão sobre política. Enfim, os internaltas se tornam multiplicadores numa sociedade que ainda tem muito que aprender e desenvolver sua cidadania no que tange a escolha consciente de seus governantes.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 06/10/2006
Reeditado em 06/10/2006
Código do texto: T257929