Homilia

Dia de domingo, a igreja quente. O padre fazia a homilia, e o povo derretia com o calor. Levantei-me e fui ao banheiro para lavar o rosto. No caminho passei por vários olhares fixos no padre, e alguns distraídos, mas todos suados.

Lavei o rosto e, quando fui pegar o papel para enxugá-lo, ouvi um barulho atrás de mim. Virei para trás e vi a tranca do banheiro sendo forçada por dentro. Me aproximei da porta e falei:

-Oi. Tem alguém aí?

-Sim. A porta está travada, eu não consigo sair.

-Espere, eu vou tentar forçar a tranca por fora.

-Você tem uma chave?

-Espere, vou ver aqui.

Revirei os bolsos e procurei uma chave, sem sucesso. Havia um senhor usando um mictório, quando ele terminou suas necessidades, eu lhe perguntei se tinha alguma chave, e ele respondeu negativamente. Três crianças entraram no banheiro e foram ver o que estavam acontecendo.

-Há um senhor preso aqui no banheiro.

A mais nova das três crianças foi chamar o pai, enquanto isso o senhor cativo teve uma ideia:

-Menino, você consegue arranjar uma chave de fenda?

-Acho que sim. Vou ver ali com o caseiro da igreja.

Subi as escadas e fui até a casa do caseiro, ele estava mexendo em umas gavetas.

-Você tem uma chave de fenda por aí?

-Tenho sim, venha cá.

O caseiro foi até um depósito, e começou a revirar as coisas.

-Não acho a caixa de ferramentas

-É essa aqui? - disse, apontando para uma caixa de ferramentas.

-Essa não, tem outra. Ah! Ela está aqui.

Ele abriu uma caixa de ferramentas e tirou de lá uma chave de fenda. Peguei-a, desci para o templo e entrei no banheiro. O senhor ainda estava lá trancado, e o padre ainda na homilia.

-Peguei uma chave de fenda, já tiro o senhor daí. - e forcei a tranca com a chave. Nada.

Nesse meio tempo que eu fui buscar a chave chegou mais gente para ajudar, e algumas senhoras, inclusive a esposa do cativo, na porta do banheiro, preocupadas. Um dos senhores que lá estava tentando ajudar foi ver a tranca de outro banheiro, e reparou no sentido estranho no qual ela girava, era o inverso do comumente usado em banheiros, então sugeriu para o senhor cativo:

-Você já tentou girar a tranca para o outro lado?

A tranca girou de "ocupado" para "livre" e o senhor emergiu pela porta, e as pessoas só não bateram palmas porque o padre estava acabando a homilia.