COISAS DO RECANTO

Lembrei-me de um fato, dos meus tempos de professora de História, referente à Segunda Grande Guerra. Hitler surgiu e teve apoio do povo alemão, porque havia ambiente psicológico para isso. A Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes, após a Primeira Guerra Mundial. No afã de "punir", os vencedores impuseram sansões rígidas que mexeram com os brios e com o nacionalismo alemão. E é senso comum que "violência gera violência".

Tenho comigo uma máxima: não revidar ataques físicos ou verbais, respeitar quem não comunga minhas idéias e não aceitar provocações.

Porque estou escrevendo isso? Por situações que tenho observado na vida em geral e aqui no Recanto em especial. Fazemos parte de um grupo que, em tese, é intelectualizado. Portanto, o mínimo que se espera é que seja respeitoso nos comentários e, mesmo discordando, o faça com dignidade e delicadeza, de tal forma que não atinja o lado pessoal do escritor. Afinal, aqui expomos idéias e nossa vida pessoal não está em julgamento.

Com pouco mais de um ano de Recanto, formei um grupo de leitores que já considero meus "irmãos virtuais", porque o bom senso, o respeito e a delicadeza são sua marca registrada. Defendo minhas idéias, discordo de algumas idéias, mas sempre a nível de idéias. Isso dá certo e é isso que me faz querer bem e ser querida por eles.

Já me ocorreram situações em que recebi comentários impertinentes, e o que fiz? Li, deixei lá, não respondi e nem fui olhar o perfil do agressor. Resultado: a pessoa desistiu no segundo comentário e nunca mais apareceu na minha página. E eu digo: graças a Deus! Porque estou aqui para escrever, para me sentir feliz e não tenho necessidade, nem obrigação, de manter na minha página, pessoas mal resolvidas que ficam atirando "bosta" no ventilador dos outros.

Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Mas as coisas podem ser feitas de modo civilizado. Afinal, somos uma comunidade e é natural que nem todos comunguem as mesmas idéias. Mas, respeito é fundamental!

Giustina
Enviado por Giustina em 25/10/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2577715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.