COISAS DO RECANTO
Lembrei-me de um fato, dos meus tempos de professora de História, referente à Segunda Grande Guerra. Hitler surgiu e teve apoio do povo alemão, porque havia ambiente psicológico para isso. A Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes, após a Primeira Guerra Mundial. No afã de "punir", os vencedores impuseram sansões rígidas que mexeram com os brios e com o nacionalismo alemão. E é senso comum que "violência gera violência".
Tenho comigo uma máxima: não revidar ataques físicos ou verbais, respeitar quem não comunga minhas idéias e não aceitar provocações.
Porque estou escrevendo isso? Por situações que tenho observado na vida em geral e aqui no Recanto em especial. Fazemos parte de um grupo que, em tese, é intelectualizado. Portanto, o mínimo que se espera é que seja respeitoso nos comentários e, mesmo discordando, o faça com dignidade e delicadeza, de tal forma que não atinja o lado pessoal do escritor. Afinal, aqui expomos idéias e nossa vida pessoal não está em julgamento.
Com pouco mais de um ano de Recanto, formei um grupo de leitores que já considero meus "irmãos virtuais", porque o bom senso, o respeito e a delicadeza são sua marca registrada. Defendo minhas idéias, discordo de algumas idéias, mas sempre a nível de idéias. Isso dá certo e é isso que me faz querer bem e ser querida por eles.
Já me ocorreram situações em que recebi comentários impertinentes, e o que fiz? Li, deixei lá, não respondi e nem fui olhar o perfil do agressor. Resultado: a pessoa desistiu no segundo comentário e nunca mais apareceu na minha página. E eu digo: graças a Deus! Porque estou aqui para escrever, para me sentir feliz e não tenho necessidade, nem obrigação, de manter na minha página, pessoas mal resolvidas que ficam atirando "bosta" no ventilador dos outros.
Ninguém é obrigado a concordar com ninguém. Mas as coisas podem ser feitas de modo civilizado. Afinal, somos uma comunidade e é natural que nem todos comunguem as mesmas idéias. Mas, respeito é fundamental!