É MUITA DROGA

Muito fala-se sobre droga, e nunca se falou tanto no combate às mesmas como se fala hoje. Apesar disso dia-a-dia elas progridem e ganham terreno na guerra que tem sido travada contra ela.

Nada obstante a boa intenção das autoridades em combater algumas drogas chamadas ilícitas, tem havido tolerância dessas mesmas autoridades para com outras drogas de uso social, as bebidas alcoólicas e o tabaco. Estas também causam dependência, alteração psicológica, com todas as conseqüências resultantes do seu uso e abuso.

Mas para que os homens bebem? Alguns para esquecerem suas misérias, outros para se sentirem eufóricos, ou corajosos, ou ficarem pândegos; alguns para esquecerem que são fracos, mortais, etc. Assim, também, esquecem de deveres e obrigações, ficando transigentes, indolentes, preguiçosos, e outras coisas mais. E, nessa condição de dormência, perdem habilidades, e ficam irresponsáveis no volante, no guidom e nas rédeas que detinham os freios inibitórios, e também da responsabilidade familiar e social.

Entretanto queremos discorrer sobre outras drogas, as quais podem causar dependência e levar a busca de outras drogas viciantes e chamadas de psicotrópicas. Falo de drogas constantes nos alimentos ou adicionadas a eles. Coisas usadas como alimento contém centenas de drogas que viciam, estimulam, excitam e causam enfermidades e morte, como o café, no qual foram detectada mais de quinhentas drogas, ou substâncias químicas. Quem fuma também usa e abusa de café. As drogas deste somando-se as mais de quatro mil existentes no cigarro, eleva a mais de cinco mil substâncias químicas que causam todo tipo de mazelas nos seus usuários.

Outrossim, os alimentos processados estão impregnados de substâncias químicas chamadas de conservantes. São eles: ácido cítrico, benzoato de sódio, glutamato monossódico, lecitina de soja, ciclamato de sódio, sacarina sódica, espessante, corante artificial. etc.

Essas substâncias causam, entre outras conseqüências, dor de cabeça, nas articulações; câimbras, sonolência, ou falta de sono; esquecimento, formigamento nas extremidades dos membros; problema de vesícula, de rins, de intestino, além de dores generalizadas, principalmente abdominais. Além de obesidade decorrente de desequilíbrio hormonal, ou magreza pela mesma razão.

Até os alimentos considerados naturais, como horti-fruti-granjeiro, contém substâncias químicas resultantes de agrotóxicos e adubos químicos.

Alimentos básicos, como leite, tanto líquido quanto em pó, contêm conservantes, e causam alguns dos sintomas atrás mencionados. E seus fabricantes ou processadores, não raro, negam ou não declaram conter conservantes, como os produtos lácteos e os leites da industria Nestlé. Os leites dessa empresa causam câimbras, sonolência e dores articulares, notadamente o leite condensado e o em pó.

Se esses produtos fossem produzidos com menor prazo de validade e em outras condições, com certeza não precisariam de tanta droga.

Num passado recente foi utilizado um conservante que depois foi eliminado do mercado devido a constatação de que era cancerígeno.

Para mitigar os problemas causados por essas drogas, os acometidos pelos males que elas causam têm que recorrer a outros fármacos contra dores e moléstias; azia, e má digestão. E esses fármacos também são drogas, que se somam às demais e que causam efeitos colaterais, perceptíveis ou não.

Talvez alguém poderia estar perguntando que fazer? Ou, que é inevitável! Digo que não só é evitável como é possível fazer algo. Leia os rótulos e rejeite os que contenham conservantes, preferindo os que não contenham. Deixe os que lhe causam mal-estar, e anote tudo que você come e ou bebe, anotando, também, as sensações resultantes. Atenha-se ao frugaz. Quanto mais sofisticado for o alimento, pior; pois que nele são agregados e adicionados drogas e drogas.