O povo, os poderes e a democracia

A democracia é o governo do povo, para o povo, pelo povo. Isso falado desta forma parece ser uma imensa bobagem, pois quem vive na festança com o dinheiro publico são os representantes do mesmo, e ele, que deveria ser o centro de tudo vive na miséria, enganado pelos seus prepostos.

Mas isso acontece por conta de um erro de interpretação do próprio povo, que delega o seu poder a alguns e se esquece de fazer a sua parte, agindo com irresponsabilidade e comodismo, pois se a democracia é o governo do povo, deve ser exercido por ele em sua responsabilidade, vontade e discernimento.

Ela, a democracia é composta na verdade por quatro poderes. O primeiro, que deveria ser o mais servil, o executivo tem como obrigação cuidar do povo em saúde, alimentação e educação, no mínimo. Mas pouco faz e de tudo tenta se apropriar e estou me referindo à gestão de no mínimo cem anos.

O segundo poder é o legislativo, que deveria acompanhar e policiar a gestão executiva, para que esta andasse nos trilhos, fazendo aquilo que é preciso para que o povo possa ser satisfeito na execução de suas necessidades, dando o real valor àquilo que paga. Pois os nossos impostos servem para isso enfim.

O terceiro poder é o judiciário. Este deveria cuidar dos outros dois e de si próprio, para que as leis sejam cumpridas dentro daquilo que determina a constituição. No trabalho destas pessoas está alicerçada a verdadeira obra democrática, pois eles são o sustentáculo da verdade e do direito em nossa sociedade.

O quarto poder é o poder do povo. Este pouco se manifesta e pouco faz por si mesmo, sempre na esperança de que outros façam o seu trabalho. Quem deixa a porta de sua casa aberta é tão responsável pelo latrocínio quanto o ladrão que entra e leva os seus pertences. Vamos então nos unir, povo e ser POVO de uma vez.