Discurso pobre e música fácil!

Discurso pobre e música fácil.

Há coisas no Brasil que se proliferam igual a praga. Há um aumento assustador nessas categorias: dupla sertaneja, políticos e mendigos. A causa maior pode ser a falta de oportunidades ou, talvez, excesso delas. É terrível ligar o rádio e ouvir essas tais duplas que gostam de cantar feito uma “sabiá doida”; tremem a voz e até gemem, como se interpretar fosse um show bizarro. Parece vírus e está contagiando a maioria daqueles que querem ingressar na carreira musical. Primeiramente, tem que ter um irmão que mexa só os lábios, a dita segunda voz; depois se escolhe um nome, de preferência que seja impactante, uma roupa extravagante (pra dizer que tem classe) e um repertório digno desse estilo. Um horror!!!

Essa classe agora é interessante! Não precisa estudar, trabalhar, basta querer e se vender. Acho que foi a que mais cresceu nos últimos tempos. Parece um câncer que vai se alastrando pelo país e se enraizando no poder fácil e na fortuna garantida. Hoje, passou dos dezoito anos, a criança já diz: Eu quero ser político! É uma carreira promissora; aposentadoria garantida e vida tranquila. Pra quê mais? Hoje, o bebê quando começa a pronunciar as primeiras palavras ele diz: Meu “númelo” é171! É de assustar até o diabo.

Agora, o que dizer dessa que é a consequência da anterior? Mendigos vivem à margem e são tratados como uma doença para um país que não consegue cuidar de seus cidadãos. São queimados, surrados, tudo para que essa classe, que já é culpada só por existir, desapareça. Mendigos não cantam e nem encantam com discursos eloquentes, por isso, não são tão necessários para uma sociedade que prefere o lixo cheiroso a cidadãos renegados.

Para evitar a proliferação de políticos e duplas sertanejas, eu receito um inseticida altamente letal, cultura. Para os mendigos é necessário força de vontade daqueles que manipulam (eu disse manipulam) o nosso país. Eu não vou negar que sou louco por vocês... Discurso pobre e música fácil!

MÁRIO PATERNOSTRO