O dia de domingo

Guardar os domingos como pede tanto a religião é terrível, pois já acordo com uma ressaca que não suporto nem ouvir a minha respiração. A cabeça parece explodir, o dia parece se arrastar, as horas não passam e eu vou como quem rasteja.

O domingo é a véspera do dia menos esperado, a segunda-feira. “Eta” dia que deveria ser riscado do calendário. Segunda-feira é dia de trabalho, de pagar contas, filas de banco, dinheiro contado, mas deixa pra lá. O dia de hoje é o domingo. Pra relaxar eu resolvo ligar a televisão, triste idéia! Agüentar os programas de auditório é de causar vômito. Imaginem leitores ouvir aquela voz irritante dizendo: ô louco meu! Ou então: Domingo Legal! Só de pensar nessa situação já me dá vontade de voltar ao sábado. E “Eta” dia bom! É no sábado que tudo fica mais bonito, as mulheres desfilam pelas ruas seus decotes e atributos, os bares esperam com os copos cheios e a farra parece que nunca vai ter fim. Mas o dia de hoje é domingo!

No domingo tem missa, sermão de padre, procissão de beatas, pelo menos desse enfado eu estou livre. Como falei anteriormente eu estou deitado em meu sofá sentido os calafrios da ressaca e jurando que nunca mais tomarei além da conta. Mas quando chega a sexta-feira eu esqueço tal promessa e começo o meu trabalho boêmio. Que dia bom é sexta-feira! É o prelúdio da festa, o inicio da vida noturna, o começo de novos amores e o final do trabalho. É um dia tão bom que deveria ser considerado como todo dia. Mas o dia de hoje é domingo. Por falar em televisão tem até umas loiras apresentadoras com mini-saias desfilando em minha frente. Depois de vê-las e desejá-las penso: estão me torturando, vendendo o que não posso ter. Pra piorar a situação minhas crônicas saem no domingo, será que alguém ler?

Pensando bem, o dia de domingo é terrível. Depois de tudo isso ainda tenho que agüentar o Silvio Santos rindo da situação do país. Só me resta uma coisa, ou eu adianto o relógio para o dia passar mais rápido ou vou dormir mais cedo.

MÁRIO SÍLVIO PATERNOSTRO