VIDA E MORTE: UM JOGO DE XADREZ (BVIW)







- Qual é o sabor da morte?

- Pergunta profunda, Helena! Nosso jogo de xadrez está tão filosófico assim?

- Calma, tia Dolce! Não é uma pergunta para sua "Filosofia de Quinta", mas fiquei aqui pensando... As peças brancas são a vida e as pretas, a morte, porque quando alguém morre as pessoas colocam roupas escuras!

- Depende! Há lugares onde a cor branca simboliza o luto.

- Ih! Esse jogo é mais difícil de entender que a tal Filosofia!

- Talvez, o sabor da morte seja, em grande parte, mistério. Algo que nunca conseguiremos definir nem "digerir" totalmente porque não viemos ao mundo preparados para morrer ou perder as pessoas que amamos, ainda que seja a única certeza da vida.

- Como ver nossas peças tombarem neste tabuleiro!

- O xeque-mate da vida sobre a morte é improvável e por isto mesmo, o ser humano ama tanto as pessoas queridas, traz na alma a memória afetiva, cultiva sonhos, faz arte!

- Ah! Entendi... Assim o sabor da morte não toma conta de tudo no final do jogo!

- Filosofia pura, Helena!

- Xeque-mate, tia Dolce!







(*) OBSERVAÇÃO: ESTA CRÔNICA NÃO ABORDA CONTEÚDO VINCULADO AOS SENTIDOS SIMBÓLICOS RELIGIOSOS SOBRE CONCEITOS DE VIDA E MORTE.


(*) IMAGEM: Google


 http://www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 20/10/2010
Reeditado em 21/10/2010
Código do texto: T2567773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.