SERIA INIMAGINÁVEL
Estava eu no salão, fazendo as unhas, quando entraram dois rapazes. Um deles, com quase dois metros de altura, cabelos lisos penteados para trás, com um jeitão de pirata do Caribe. O outro, um pouco mais baixo e cabelos encaracolados, dirigiu-se à dona do salão. Ele falava em inglês e ela, me pareceu, entendia alguma coisa, pois lhe conseguiu duas manicures para fazer as unhas de ambos. Eu fiquei entre os dois, e eles conversavam em alemão.
Há alguns anos seria inimaginável dois homens num salão unissex, fazendo as unhas. Agora é natural. Eles pintam os cabelos, fazem as unhas e conversam com as manicures, quando falam a mesma língua, é claro.
A manicure do pirata perguntou, em português, se ele queria que cortasse as unhas. Claro que ele não entendeu nada. Ela, então, falou bem devagar e com sotoque, p-o-d-e- c-o-r-t-a-r u-m p-o-u-q-u-i-n-h-o? Ele, claro, não entendeu, mas ela resolveu cortar assim mesmo, já que estavam grandes.
Tive que conter o riso. O que faz a pessoa achar que falando devagarinho, em português, vai fazer com que um alemão a entenda?
Mesmo falando a mesma língua já é difícil o entendimento, isso vemos todos os dias.
Se o mundo todo falasse um só idioma, talvez, houvesse mais compreensão. Mas, em verdade, o que é necessário é um pouco de boa vontade, tolerância, benevolência e vontade de ajudar.
Ainda ontem mesmo vi um rapaz dando informação errada, para uma senhora, e sair rindo. Fui atrás dela e lhe disse que a informação que ele lhe tinha dado era incorreta. Ela virou-se para mim e - pasmem! - me disse que eu estava confundindo a sua cabeça. Que se cada um desse uma informação ela não chegaria nunca ao lugar desejado. Pedi-lhe desculpa, disse-lhe que só queria ajudar, e fui andando e agradecendo a Deus por ser tão normal.
As pessoas estão estressadas, acabam sendo indelicadas e, o pior, não sabem pedir desculpas, quando se tocam que foram ríspidas. A música já diz “perdão foi feito pra gente pedir”, só não ensinou como fazer as pessoas entenderem.