De volta à República Velha

Desde o fim do Governo Militar, o Brasil retornou à estaca zero em sua experiencia republicana. A juventude envolvida com a política, que existia anterior ao golpe de 1964, virou história assim como o regime antes existente. O novo governo foi um milagre para a economia, mas um desastre para a sociedade, fazendo com que o Brasil criasse uma geração qeu fosse proibida até de falar em política, sob o risco de ser acusado de comunista e acabar sendo preso e torturado.

Com o fim desse regime, o Brasil é um país debilitado, muitos depositaram sua confiança na Democracia para sanar todos os problemas que o país vivia. Esperança depositada em vão, pois não haviam políticos experientes e com notáveis valores para reger a nação.

Então ressurge as figuras lendárias do passado. Aqueles que conquistaram espaço no Regime anterior, aliam-se a figuras que lutaram contra o antigo regime e que conquistaram destaque, e como sempre na história do Brasil, deixam as mágoas do passado de lado, seguem juntos e o poder continua nas mãos dos mesmos.

Criaram uma constituição amarrada, fizeram o povo acreditar em mudanças, mas na verdade, quem não dançasse conforme o ritimo que eles queriam, seria posto pra fora do baile da "redemocratização". Os políticos de forte influencia e notável destaque do interior do país, permanecem inabalados, como Coronéis da Velha República, se não isto que de fato são.

As tendências do começo do século XX, voltaram contudo. Volta a Festa Junina que é a política brasileira. O Brasil viveu um verdadeiro "fast-back", onde toda sua experiência repúblicana anterior, foi em vão, e a música clássica do Café com Leite, volta com novo sabor, mas a essência é a mesma, ter um povo controlado, omisso e fácil de ser dominado, quanto ao resto, sem problemas... Muita coisa não vai mudar mesmo.

Luis Gustavo Esse
Enviado por Luis Gustavo Esse em 18/10/2010
Código do texto: T2564151
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.