INSÔNIA

INSÔNIA.

Lembro-me que tinha insônia quando estava fazendo o curso Clássico à noite. Eu trabalhava e estudava e achava que por isso eu tinha que dormir oito horas todas as noites.

Lembro-me que passei quase a noite toda sem dormir porque não queria admitir que o homem fosse descendente do macaco. Fiquei levantando todas as hipóteses contrárias para provar que o homem não veio do macaco. O motivo foi a aula sobre a evolução. Hoje ainda não acredito que o homem veio do macaco. Como eu tinha muita preocupação em dormir eu fui ao médico e pedi que ele me receitasse um remédio para eu dormir. O remédio não fez efeito. Quase sempre eu perdia o sono. Naquele tempo, eu não costumava assistir televisão à noite. Hoje eu descobri que uma boa coisa para eu dormir é assistir televisão deitada no sofá. Toda vez que perco o sono, levanto, ligo a televisão, assisto a um filme, volto para cama e durmo novamente. Hoje não preocupo com o fato de dormir pouco, pois sei que nem todas as pessoas precisam dormir oito horas todas as noites, cada uma tem seu ritmo. Há pessoas que dormem apenas quatro horas e se sentem muito bem durante o dia. O próprio fato de preocupar com o sono é motivo para ter insônia. Caso você fique sem dormir, não se preocupe, leia um bom livro, assista a um bom filme, escreva suas crônicas. Acho que é até bom não dormir muito, pois assim podemos aproveitar melhor o tempo.