ABENÇOADAS INCERTEZAS
ABENÇOADAS INCERTEZAS
“Eu tenho certeza”... A certeza trás com ela segurança, solidez, nos deixa fortes e não suscita dúvidas ou questionamentos. Existe até as que são “absolutas”, que pairam no intocável Olímpio da verdade. As certezas são alvo diário de perseguições, todos buscam consegui-las, não importa a idade, cor, raça ou credo. Quando alcançadas são exibidas como troféus e rapidamente divulgadas, pois o mundo precisa tomar conhecimento de que tenho uma certeza.
A morte é a certeza absoluta campeã universal, em qualquer idioma essa certeza é pronunciada. As religiões são as maiores produtoras de certezas absolutas e inquestionáveis, os dogmas. A ciência, um pouco mais ponderada, mantém suas certezas só até provem ao contrário e há muito aboliram o absoluto de seu vocabulário.
E é nesse mar de certezas que me encontro perdida, já que não consigo ter nenhuma. Porém, ao mesmo tempo agradeço por não tê-las, pois abençoadas sejam as “incertezas” que me deixam livre para escolher. Que me mostram a todo instante que algo novo pode acontecer.
Abençoadas incertezas que deixam vivas, em mim, as esperanças. Que trazem surpresas boas e ruins, mas que me fazem aprender lições e evoluir para ser um ser humano melhor.
Abençoadas incertezas que me dão a chance de todos os dias construir um mundo mais igual. Que são democráticas e não me condenam a ser, estar e permanecer sempre a mesma.
IAKISSODARA CAPIBARIBE.