A cegueira literária

Muitos acreditam que não sabem interpretar a literatura e todos os seus símbolos e tudo mais. Eles acham que a literatura ficou apenas para os eruditos, os cultos e os bem nascidos. Sim, a literatura é algo sublime e nobre, no entanto, hoje a literatura está ao alcance de todos do mais rico ao mais pobre e de todas as formas sejam eles clássicos ou não, de vampiros, de loucos viajantes, de princesas, de mitos gregos, não importa todos eles tem o seu valor e servem para alimentar a nossa alma e acrescentar algo em nós. Compreendo que há muitos que acham que é a mais pura perda de tempo estudar literatura, ou até mesmo escrever uma tese ou uma pesquisa literária, mas a literatura pode nos ensinar (e muito) sobre muitas coisas, como ela pode-se aprender história, medicina, como tratar as pessoas melhores entre outras series de coisas, mão devermos menosprezar a literatura por ela não ser uma disciplina exata como a matemática, a física ou a química, ela tem os seus próprios meios e objetos de estudo, que podem fascinar o quanto ou mais até que todas as outras. Agora veio-me a mente a linda e triste fala de Borges quando descobriu que estava ficando cego, ele disse, “Agora que tenho todos os livros do mundo, estou perdendo a minha visão”, era ele se referindo a ele ter nas mãos uma biblioteca com todos os livros possíveis e ao mesmo tempo não poder ler-los, então todos vocês que ainda tem uma ótima visão e uma alma sedenta por conhecimento não percam a oportunidade e leiam uma boa literatura, vocês verão que vocês cresceram mais tanto intelectualmente, como quanto pessoas.

Ranyane Melo
Enviado por Ranyane Melo em 17/10/2010
Código do texto: T2562184
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.