Album de fotografias.                                            
Nunca imaginei que chegaria a pensar o que agora teima em vir a minha memória.
Em parte os espanhóis têm certa razão:
“La vejez és mala”, a velhice é má, é feia, concordo no que se refere ao físico, para compensar nos faz elevar o espiritual e a sensibilidade, rever valores e corrigir rotas...
A idade faz a gente rememorar fatos passados, tanto tristes como felizes e nada melhor que um álbum de fotografias para nos levar através do tempo. Quando você vir um idoso isolado, quietinho “viajando” nos pensamentos com olhar distante, procure no passado, ele estará lá. Revivendo sua vida.
 A idade tem a vantagem de dispor do tempo para compensar as deficiências do corpo que a idade acarreta.
Deficiência auditiva, visual, dentes que mal conseguem morder, passinhos curtos porque as articulações não têm mais “graxa”, mesmo andando e se exercitando regularmente a coluna quase sempre entorta. Os cabelos vão fugindo aos poucos até restarem apenas alguns fiapos brancos, eles partem sem aviso, fio por fio disfarçadamente.
Algumas pessoas deixam crescer o que restou da cabeleira para fazer malabarismos com o que sobrou, puxam na testa, dão a volta pelo alto da cabeça, usam rabo de cavalo, mas sempre algum lugar vai ficar sem nem um fio!Luta inglória...
Mas, o pior terror do idoso é sofá baixo ou aquele muito fofo que te “engole”, fuja deles como o diabo da cruz! Deveria ser proibida a fabricação de tais móveis.
Você se senta... Pronto!
Quer se levantar? Tudo bem...
Se houver por perto alguma alma caridosa para te içar dele tudo bem, caso contrário você permanecerá sentado pela eternidade.
Pensei bastante como resolver o problema, achei uma solução prática, não é complicada, basta girar o corpo para ficar de bruços sobre o assento e deslizar até se ajoelhar no chão, apoiar as mãos no assento e TENTAR levantar, vai ser difícil, mas não custa tentar. É o maior vexame se houver público que apenas observa sem ajudar, é humilhante mas resolve!
Para completar os problemas existe o famoso tiro de misericórdia, a força da gravidade, esta não perdoa, puxa tudo para baixo, se o nariz e as orelhas sofrem sua força imagine o resto...
Mas deixa pra lá, já que não se tem mesmo como escapar...
Estou envelhecendo rápido, estou rolando morro abaixo mais rápido ainda, vou curtir a descida...
Outro dia senti muitas saudades de tudo e de todos que fizeram e fazem parte de minha vida...
Para amenizar a saudade e acalmar meu coração procurei o álbum de fotografias.
HÁ algum tempo tinha organizado o álbum numa seqüência cronológica, pelo menos foi essa a intenção, quase que poderia contar a vida de minha família, meus antepassados através das fotos.
(Se não o jogarem fora quando eu não estiver mais aqui, já vi acontecer...)
Vejo as fotos de meus bisavós, e avós dos quais somente sei os nomes, mas nome não significa nada!Assim mesmo só sei os nomes pelos documentos que foram guardados.
Gostaria muito de saber mais sobre suas vidas, sim, porque eles como todo mundo deve ter tido alegrias, sonhos e lutaram para viver. Raras informações chegaram até mim, apenas que os homens eram muito bravos e as mulheres submissas e meigas.
Estão todos sérios!Será que não era de bom tom sorrir? No momento da foto deviam estar pensando serem importantes pois estavam todos fazendo parte dela, cheios de pose.
Fotos são traiçoeiras...
Como a gente ainda tem audácia de se achar especial e de ainda fazer pose?
Imagine se daqui a três gerações meus descendentes se lembrarão de mim, daquela mulher da foto que está quase apagada pelo tempo.
Tenho certeza que se lembrariam de mim com orgulho ou com vergonha, se eu me tornasse uma figura publica por ser admirada, execrada ou queimada viva como Joana D’Arc, mas como não sou nada disso...Já viu né?
Porém nem tudo é tragédia, passarei com orgulho o que recebi,deixarei um elo muito forte de valores morais e éticos, firmeza de caráter e muito amor, tenho certeza que esses princípios serão passados de geração em geração. Isso é o que mais importa.
Sinto pena pelos que infelizmente não tiveram esta felicidade e se perderam pelos caminhos...
Até as fotos de meu casamento estão amarelecidas.
A noiva muito jovem com sorriso de alegria, o noivo magro e muito compenetrado. O enorme bolo. A festa. Os convidados. O nascimento dos meus bebês, (serão eternamente meus bebês), as formaturas, os casamentos, o abençoado nascimento do neto, as festas de final de ano, com a família toda reunida. Momentos deliciosos!
Mas espera um pouco...
Uma luz vermelha de perigo acendeu no meu cérebrinho loiro, e isso não é bom sinal...
Voltei para a foto do meu casamento.
O que será que me chamou a atenção, que ligou o sinal de alerta?
Rapaz! O que é isto????
Sabia que tinha algo errado (ou certo) nas fotos...
Noventa por cento dos convidados, já não moram mais aqui, partiram muito cedo para outra morada...
Será que foi cedo mesmo, ou o tempo passou e eu não percebi,parece que eu estava em outro mundo onde o tempo não passa tão depressa!
Viro as páginas rapidamente até chegar as fotos atuais.
Desta vez presto atenção em mim e não nos demais.
Não me reconheço naquela velha junto aos filhos. Quem é aquela pessoa enrugada que se parece comigo?
Como não notei isso?
Meu Deus como pode ser isso, se continuo a mesma, cheia de sonhos que as desilusões e tristezas não conseguiram matar?
Sou eu, mudada, mas ainda sou eu!
Dizem que ao se olhar no espelho vemos refletir apenas o que queremos ver. Deve ser verdade, ou não me surpreenderia com a foto que mostra minha realidade física atual nua e crua.
A idade veio para ficar, vou me olhar bem no espelho, ficar frente a frente comigo mesma, me reconhecer fisicamente...
Aceitar a inevitável chegada das marcas da idade, não disfarça-las e nem fugir delas, mas viver intensamente meus dias atuais e futuros, guardar com carinho minhas lembranças, distribuir amor e compreensão enquanto vou tecendo mais sonhos...
 
 
 
M.H.P. M.
 
Helena Terrível.