Eleitor deve estar atento aos apoios dos presidenciáveis 

     No segundo turno os candidatos à eleição a presidente saem em busca de apoio, estão de olhos nos candidatos que se elegeram no primeiro turno. Por outro lado, os governadores que ficaram também para o segundo turno estão na mesma caça de apoio dos presidenciáveis. 

     O eleitor consciente deveria ficar extremamente atento com as posturas de ambos. Candidatos que se gradeiam no primeiro turno e logo em seguida se une para pedir ou apoiar um ou outro no segundo turno merece a confiança e o respeito do eleitor? 

     Políticos que fazem suas campanhas sem o mínimo de comportamento ético e respeito e logo  se unem com o objetivo apenas eleitoral, merece nossa confiança? Outra situação; o político que não apóia o candidato do mesmo partido porque já está pensando numa eleição futura merece confiança e respeito? 

     São os comportamentos e as atitudes que revela quem somos, e no campo político isto deve ser muito analisado pelo eleitor. O cidadão de uma maneira geral não é político partidário e não está interessado nos bastidores, porem não é bobo para não se aperceber da conduta de seus representantes. 

     Temos um fato interessantíssimo que deve ser analisado pelos eleitores nesta eleição. Em 1989, o então candidato Collor de Melo detonou o Lula num debate que ficou histórico na Rede Globo, motivo o qual foi substancialmente importante para derrota de Lula naquela eleição. Hoje, Lula não só o apóia como quer seu apoio no segundo turno. Infelizmente, este episodio vem mostrar de como Lula faz política. É lamentável. 

     Penso que os candidatos devem mesmo sair a campo procurando apoio políticos dos governadores eleitos, dos que estão tentando a eleição, dos parlamentares, enfim, devem  buscar apoio de qualquer político que exerça certa liderança, porem o que o eleitor deve estar atendo é, quais são estes apoios buscados; qual o critério usados pelos candidatos a presidentes nestes apoios! 

     Como disse no inicio são os atos e os comportamentos que revelam quem são as pessoas e, é observando quais são os apoios buscados que poderemos imaginar qual o governo que se terá. Lembremo-nos que a maior parte da crise de corrupção ocorrida no atual governo está relacionado aos apoios recebidos no primeiro mandato. Usando a expressão do próprio presidente “quem se alia com bandido, também é bandido”. 

     O apoio de pessoas que não são éticas, certamente terá um custo depois para o presidente que se eleger, pois são acordos com contra partidas. Que nós eleitores tenhamos a sabedoria necessária para estar atento a este requisito dos candidatos. Um acordo pluripartidário certamente levará ao loteamento de cargo e já vimos este filme.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 03/10/2006
Reeditado em 03/10/2006
Código do texto: T255617