O fotógrafo do fuscão verde...

Espaço do Rui

O fotógrafo do fuscão verde...

Rui Batista de Albuquerque Martins

Eu ocupava a tribuna da Câmara Municipal, na entrega do prêmio LuK/Asi de Direitos Humanos, quando houve agitação na mesa principal. O Joel Vieira, fotógrafo, falava ao celular e dava sinais para mim. Quando terminei, ele me entregou o telefone: “É emergência”. Um garoto, de São Roque, acidentado na Raposo Tavares, estava aguardando atendimento no hospital Santa Lucinda. Imediatamente, Joel também pediu ajuda à Meg – Margarete Christofani - assessora de imprensa da Prefeitura de Sorocaba, que ligou para funcionários da área de saúde. A solenidade prosseguia, com muita gente “fazendo juízo”: “Um absurdo. Deveriam desligar o celular...”

Minutos depois, o Joel saia correndo para

acompanhar o caso no próprio hospital. Ele é assim. Age prontamente. Porque quando sofreu violento acidente automobilístico em Ribeirão Preto, alguns caminhoneiros o socorreram e, depois, fizeram visitas de acompanhamento no hospital. Sua mãe não conhecia ninguém na cidade, mas uma senhora a hospedou. “Cuidaram bem de mim, por isso ajudo quem precisa”, explica o fotógrafo.

Sempre tiramos conclusões precipitadas. Muitas vezes, à primeira impressão, até evitamos nos aproximar de determinadas pessoas. “Os santos não batem”. Com o tempo, ao conhecermos suas virtudes, fortes amizades se solidificam. O Joel, por exemplo, é do tipo franco, que fala o que pensa e muitas vezes pode ser visto como inconveniente. Porque não suporta mentiras e mancadas. E não escolhe o momento para botar a boca no trombone. Nunca leva desaforo pra casa. Mas possui centenas de amigos e mereceu destaque no livro da colunista social Ângela Fiorenzo. Ele é celebridade!

Como repórter da “Rádio Metropolitana”, hoje “Líder”, ele fazia entrevistas para o Josué Dantas (Dedé Dantas), no “Radar Noticioso”. E ficou amigo de muitos políticos, como Paulo Salim Maluf, José Maria Marin (chegou a se hospedar em sua casa), João Hermann Neto, Edward Maluf, Flávio Chaves, Iara Bernardi, entre outros. Ficou, principalmente, conhecido em todas as prefeituras da região, onde conserva grande numero de amigos. Trabalhou em Piracicaba, onde o grandalhão João Hermann Neto, então prefeito, não gostava de ser fotografado. Joel, no alto de muros e árvores, com uma teleobjetiva cumpria sua missão. Recentemente, numa grande festa política, Hermann Neto deu um grito e correu em direção ao grupo que se aproximava. Ergueu o Joel para cima e comentou: “Este é meu amigo. Muitas vezes pensei em mandar meus seguranças paralisarem o seu trabalho, mas parei na vontade, pois sempre gostei dele e da sua ousadia”. Cabelinho é o seu apelido, dado pela Gilmara, da Antena I, porque conserva o cabelo encaracolado desde jovem. Joel, que está completando 50 anos, também assessorou políticos, como o ex-vereador sorocabano Geraldo Espírito Santo Fogaça de Almeida. Encaminhava documentos e procurava montar projetos precisos. Outro dia, um casal de Guareí o abordou: “Minha mãe recebe aposentadoria graças a você!” – disse o marido agradecido.

Joel transita em todos os lugares. E ri quando dizem que ele apenas estoura flashs sem ter filme na máquina. “Essa gozação foi criada pelo Paulo Fontes, um velho amigo. Mas nunca perdi fotos e o Douglas Lara me apelidou de :The Fhash. Tudo é alegria, mas só faço as fotos que eu quero”.

Muitas vezes conhecemos intelectuais, artistas e personalidades que falam muito e nada fazem. Pelos amigos, parentes e por estranhos. Já o Joel Vieira é um amigo 24 horas por dia. Com seu velho fuscão verde é notado por onde passa. E tem trânsito livre em todos os lugares porque sabe ser gente. Gente de verdade.

Rui Batista de Albuquerque Martins

é jornalista e publicitário

16 de janeiro de 2005

Jornal Ipanema

http://www.jornalipanema.com.br/home.php?pg=4&num=1

--------------------------------------------------------------------------------

RODA MUNDO 2005

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=34849&cat=Artigos&vinda=S

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=34852&cat=Artigos&vinda=S (espanhol)

http://www.sorocaba.com.br/acontece

--------------------------------------------------------------------------------

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 27/01/2005
Código do texto: T2556