A Montanha da Fé...

Deus mostra para o mundo como é bom viver e como é bom lutar e ter esperança. Os homens que possuem boa vontade e crêem no seu esforço, alcançam as bênçãos divinas. Exemplo disso é o drama que se transformou em vitrine para o mundo e que hoje não passa de um dilema que se transformou em pura felicidade, tanto para os mineiros chilenos, como para os seus familiares.

Essa noite fiquei 'antenado' (até tarde da noite) com as notícias do Globo News que está transmitindo, de forma ininterrupta, toda a operação de engenharia nas montanhas chilenas onde fica a mina San José. Não tenho o hábito de ficar tão curioso com notícias que muitas vezes são recheadas de sensacionalismo. Evidente que neste episódio as coisas devem ser vistas com ‘outros olhos’, pois o que se observa em toda a operação é a condição ostensiva de fé e de galhardia de todos os que estão envolvidos na operação de resgate, pois as pessoas demonstram que estão fazendo as coisas com o coração, embora a execução do trabalho seja exemplo de profissionalismo e de muita atenção, considerando que qualquer omissão ou falha pode redundar na perda de uma vida.

Fiquei visivelmente emocionado quando vi um homem apreensivo que se dirigia para dentro de um tubo, que não lhe permite movimentos, mas apenas a manutenção de uma posição imprópria para quem está prestes a ir ao encontro do inusitado e do perigo. A condição do ser humano que descia não era igual à dos mineiros que estavam a setenta dias dentro de um espaço físico tão desumano. Tratava-se de alguém que estava se doando em favor das vítimas da tragédia, pois aquela descida era a veia que pulsava e se transformava numa realidade que era alimentada apenas pela esperança e a fé, já que ninguém sabia o que poderia acontecer no trajeto.

Mas, o profissionalismo e a destreza desses homens que operavam essas máquinas superaram a própria ira da natureza, já que por um minúsculo canal e numa experiência inédita e renovadora dos critérios de improvisação, o mundo via aquela cápsula nas cores da bandeira chilena desaparecer por aquele pequeno buraco, que mal cabia um homem de pé, e, depois de passados alguns minutos (16’); assisti, estupefato – mas, com grande alívio - o aparecimento do artefato junto aos mineiros aterrados. A imagem era nítida de uma manobra bem sucedida e que o único passageiro saia de dentro esboçando um sorriso claro de que dali diante poderiam render homenagens à vida, pois a engenharia tinha triunfado e o resgate improvisado estava se desenvolvendo com sucesso.

Não demorou, para o que o primeiro mineiro soterrado viesse à superfície e servisse de elemento de sondagem para que fossem externadas todas as emoções possíveis e imagináveis. O cântico do Hino Chileno foi entoado numa só voz por todos os presentes e aquela imagem tomou conta de milhares de corações que torciam pelo sucesso da operação de resgate. Como é bonito ver as pessoas comemorando algo nobre e tão sublime – A vida. Como é saudável ver um Governo se esforçando e empregando todas suas energias físicas e financeiras para trazer lá de baixo aqueles trabalhadores. Como é gratificante ver o sucesso de pessoas tão simples, mas que mostraram a grandeza de ser alguém humilde que busca a saída para problemas que às vezes parecem instransponíveis, mas que são superados com trabalho e com amor à causa que abraçam. Como é bom ver que todos nós empregamos nossos momentos de contemplação e de reflexão, para sondarmos a nossa capacidade alternativa de repararmos questões que muitas vezes só dependem de precaução e de zelo, mas que às vezes são causas esquecidas em nome da ganância e da busca por quantias materiais que jamais pagarão o preço de uma vida.

Enfim, esse episódio é mais amostra grátis daquilo que temos de evoluir como seres humanos, considerando que tais episódios servem para mostrar que podemos nos salvar de determinadas tragédias quando damos o valor devido à vida humana. Prevenir ainda é o maior remédio. Assim, esse tipo de exploração econômica - desenvolvida no Brasil e em muitos outros países - deve ser reavaliada e rediscutida (no campo da prevenção), para que outros episódios de tal natureza não se transformem em fatalidade para os mineiros.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 13/10/2010
Código do texto: T2554418