luz no túnel

Estou acompanhando pela televisão o emocionante resgate. Escrevendo cuidadosamente como se fosse publicar esta crônica. Toda vida cabe dentro da cápsula Fênix abismada dentro da escuridão rochosa de 625 metros. A força do lendário Ulissses em suas façanhas de viagens representa cada herói trabalhador, para sempre, num marco histórico a memória coletiva do povo Latino-americano. Tal e qual a ave Fênix nessa composição helênica. Um filme certamente celebrará o êxito. Um romance, sobretudo com força inabalável da esperança, essa nascida dos antros profundos a nos dizer na escuridão: precisamos de vasta coragem para continuar a vida.

Ensina esse fato ao mundo o quanto tais esforços lembram a mesma força da guerra neste acidente para a vida solidária. Conhecemos o gigantismo da terra, suas brusquidões e o quanto os grandes homens se demonstram firmes na adversidade. Grande é a honra e creio na humanidade nessa luta para alcance da superfície. Tenho certeza de que tudo sairá bem.

Depois da chegada do homem a lua o resgate dos trinta e três mineiros soterrados na mina chilena durante dois meses representa um ponto alto da humanidade. Refiro-me a uma das façanhas mais bonitas e emocionantes do mundo: entregar maridos as queridas esposas e filhos, após uma duríssima jornada de trabalho.

*************

**********************************